1ª Mostra SUS de Itabira é aberta e tem programação intensa

Evento apresenta os caminhos para a saúde pública

Abertura do evento contou com conferência magna do secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior
Publicidade _

A 1ª Mostra SUS – Ações Positivas para o Futuro da Nossa Cidade, que apresenta experiências e projetos bem-sucedidos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve início nesta terça-feira (26).
A abertura oficial foi no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Centenas de servidores, gestores da saúde pública em Itabira, estudantes e convidados participaram da solenidade.
O evento tem duração de três dias e contará ainda com a premiação das experiências e desses projetos sobre a realização de práticas inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, salientou que a cidade é referência microrregional em saúde, hoje responsável por atender cerca de 500 mil pessoas de toda a região.
Atualmente, a gestão municipal trabalha para se transformar em macrorregião, o que dobrará o número de usuários da saúde pública em Itabira.

“Essa mudança depende de dois fatores fundamentais que já estamos trabalhando: a preparação dos equipamentos públicos e a articulação política”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.
De acordo com ele, q preparação passa por melhorar os equipamentos das atenções primária, secundária e terciária: reformas, novos aparelhos e mais serviços, além da oferta dos serviços de alta complexidade.
Ele lembrou que atualmente, cidade oferece serviços em nefrologia, cirurgia oncológica e quimioterapia, além de se preparar para ter a radioterapia também pelo SUS.
Marco Antônio também destacou ainda a faculdade de Medicina da Unifuncesi. “Outro ponto, pois formará novos médicos, atraindo, naturalmente, serviços na área da saúde para o município”.
Neste sentido foi acompanhado pelo presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Wagner Ferreira.

Publicidade
_

A Mostra SUS tem como objetivos identificar as experiências e projetos bem-sucedidos nas superintendências que compõem a saúde municipal.
Busca também proporcionar a troca de experiências entre os profissionais, gestores, acadêmicos e pesquisadores das instituições de ensino superior, além de ; estimular a integração no desenvolvimento de novos projetos pelos serviços e profissionais do município.
São apoiadores da 1ª Mostra SUS de Itabira o Ministério da Saúde, Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Funcesi e Laboratório Duarte.

Conferência Magna

Após a cerimônia de abertura da 1ª Mostra SUS, aconteceu a conferência magna com o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. Considerado o “vice-ministro da Saúde”, o médico é especialista em Clínica Médica e Epidemiologia, e doutor em Saúde Coletiva. Helvécio Miranda tem ampla experiência em gestão em saúde e administração pública.

O secretário nacional falou sobre os desafios da Atenção Especializada no SUS do século XXI, a partir da Atenção Primária à Saúde e das redes de atenção à saúde.

“O SUS, nesses 35 anos, independente da política partidária, tem que ser operado pelos estados e municípios. Essa é uma reconstrução que estamos fazendo com muito sucesso e em um diálogo intenso”, disse.
Segundo ele, a estratégia na Atenção Primária é clara: equipes de Saúde da Família em todo o país e agora reforçada com o retorno do Mais Médico, do Brasil Sorridente e da Farmácia Popular.
Entre as ações estão reformar, equipar, ter telessaúde, melhorar as condições de trabalho, dialogar sobre experiências e aperfeiçoar o cuidado, com formação técnica, mas cujo o foco seja as pessoas, suas dores, suas doenças e os seus desafios para se manterem vivos e saudáveis”, ressaltou Helvécio Miranda.

Confira a programação do último dia da mostra:

Quinta-feira (28/09)

13h30 – Pilotis Prédio Amarelo Unifuncesi

Validação de Entradas – Credenciamento

14h às 16h – Salas Prédio Azul Funcesi

Oficinas Técnicas

Atuação da Equipe Multiprofissional na Prevenção Quaternária, com Lucas Knupp

Uma Visão Humanizada Sobre a Importância do Programa Nacional de Prevenção do Câncer do Colo Uterino, com Juçara Martins de Castro Sobrinho e Thiago Orneles

Método Clínico Centrado na Pessoa, com Marina Abreu e Lucas Néviton

Projetos e Desafios da Vigilância em Saúde, com Bianca Pelucci

17h às 18h – Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

Conferência Cuidado em Saúde: Reflexões em Busca de Outro Mundo Possível, com Júlia Rocha

Entrega das Premiações

19h30 às 22h30 – Fazenda do Pontal

Ambientação musical com DJ

Samba da Ju

Publicidade