Grupo de Franceses fazem trabalho social em Escola de Ouro Preto

Publicidade _

Entre os dias 3 e 23 de julho, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) recebe a Associação Operation Brésil – grupo de professores e alunos do ensino profissional vindos da França. O objetivo do trabalho é a troca de experiências adquiridas no intercâmbio cultural e técnico-científico entre os países. O grupo fará uma reforma na parte externa da Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, no bairro Nossa Senhora do Carmo, além de atividades culturais, artísticas e sociais em parceria com o campus do Instituto Federal.

Renata Antipoff, coordenadora do projeto Operation Brésil, explica que “trata-se de um convênio internacional entre o IFMG e o Liceu Martin-Nadau na França que tem como objetivo promover troca de experiência entre alunos franceses de edificações e brasileiros de diferentes cursos”. Em Ouro Preto, os escolhidos foram Segurança do Trabalho e Conservação e Restauro, ambos do IFMG.

Além da troca de experiência, há também a realização conjunta de uma obra de reforma numa instituição de ensino na cidade de caráter voluntário e social, de modo a desenvolver o espírito colaborativo, social e humanitário. A diretora da escola municipal selecionada, Jussara Pires, conta que “os franceses são alegres, educados e cordiais com todos e trabalham incansavelmente durante todo o dia. A escola está ficando linda!”

Cedric Le Roch, Presidente da Operation Brésil, diz que estão muito felizes “por contribuir com embelezamento da escola para a maior felicidade dos estudantes que a ocupam.
Fomos muito bem recebidos pelos moradores de Ouro Preto assim como pelo IFMG, onde comíamos almoço e jantar”.

A reforma da Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia integra as ações da Prefeitura Itinerante, que está agora no bairro Nossa Senhora do Carmo. Além da indicação da instituição de ensino, a administração municipal contribuiu também com a doação de materiais para a obra.

O intercambio cultural é uma parceria entre o IFMG Campus Ouro Preto e a Operation Brésil, com intermediação da Coordenadoria de Assuntos Internacionais e da arquiteta do Campus, Liliam Melo

Publicidade