A Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG) promoveu, entre os dias 24 e 25 de novembro, o 9° Ginga Mariana.
O evento, organizado pela FICAG – Mariana, reuniu alunos, familiares, mestres e professores de algumas cidades de Minas Gerais.
Foi um encontro repleto de ancestralidade, música, arte marcial e troca de conhecimento.
Estiveram presentes na edição de 2023 o Mestre Tuca e seus alunos, o Mestre Ganize (Viçosa), Mestre Capuccino (Belo Horizonte), Mestre Museu (Belo Horizonte), Contra-Mestre Leandro (Ponte Nova), Professor Capitão (Belo Horizonte) e o Professor Pica-Pau (Acaica), além de instrutores e formandos.
Com início as 8h, para café da manhã, as atividades seguiram em um concurso de musicalidade com premiação para o vencedor e um curso com o Mestre Museu, encerrando a etapa matutina.
Na parte da tarde, houve a apresentação do Percursionista Magrão, que exibiu e falou um pouco sobre seus instrumentos de fabricação própria.
O 9° Ginga Mariana finalizou as atividades com a entrega da graduação para alguns alunos.
Esse foi um momento de muita emoção, encerrando com um roda de capoeira e um bolo de aniversário para o Mestre Tuca que, coincidentemente, completava seus 40 anos.
” A capoeira começa na musicalidade (…) A capoeira nasce como uma luta de resistência”, disse Mestre Museu.
Com essas palavras, ressaltamos a importância de apoiar e incentivar a manutenção das tradições, expressões e intelectualidades das culturas afro-brasileiras, concluiu.
Fotos: Evelin Almeida e Giovanna Thaís/Secom/ Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer de Mariana