O livro “Mãos que contam histórias: vida e obra de artesãos cachoeirenses” (2023), escrito pela jornalista cachoeirense Thalia Gonçalves, é a resposta para a questão sobre quais segredos estão guardados nos detalhes das obras de arte. Publicado em maio pela Editora UFOP, da Universidade Federal de Ouro Preto, por meio do Edital Comemorativo dos 50 anos da instituição, a obra retrata a história de cinco artistas de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana (MG).
Através de perfis jornalísticos, os leitores são convidados a conhecer as histórias de Cassiana Ferreira Nunes, Artur Pereira, Adão de Lourdes Cassiano, Mário Ramos Eleutério e Geraldo José Teixeira. O livro narra como as vidas e as artes dos artesãos se entrelaçaram em relações afetivas, culturais e de trabalho, passando por diferentes épocas e modos de viver.
Escrito em 2019 como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação de Jornalismo da UFOP, Thalia explica que a motivação para o livro surgiu devido às suas inquietações em relação à preservação da memória do distrito. Ela se questionava como as histórias locais seriam contadas às futuras gerações e como poderia contribuir nesse aspecto.
O artesanato de Cachoeira do Brumado é o foco do livro, pois é um distrito conhecido nacionalmente pela prática artesanal, especialmente, as panelas de pedra-sabão, os tapetes de sisal e as esculturas em madeira. Através do livro, a autora busca discutir o passado, o presente e o futuro desse saber-fazer artesanal.
Com prefácio escrito pela professora Drª. Tamires Coêlho, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e capa por Fernanda Fidélis, o livro está disponível on-line, em formato e-book, no site da Editora UFOP. A expectativa da autora é que ainda este ano ela possa providenciar a impressão do livro.
Conheça a obra em: www.editora.ufop.br/index.php/editora/catalog/book/188