O Memorial Vale traz na primeira semana de julho duas apresentações musicais muito especiais e uma oficina para crianças.
Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, às 20 horas acontece a despedida da cantora Chon Tai, com o show At Last, But Not The Last.
A artista fará sua última apresentação em terras brasileiras antes de se mudar para outro país.
No domingo, dia 9, às 10h30, haverá a oficina da artista plástica Luiza Alcântara, que vai ensinar crianças a desenharem e brincarem com o vento.
E também no domingo, dia 9, ao meio dia, a Gerais Big Band, da Escola de Música da UFMG, se apresenta na escadaria de entrada do Memorial Vale, dentro do Festival “Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil”.
Aos finais de semana (sábado das 11h às 13h e domingo das 13h às 15h) o Educativo do Memorial Vale convida para uma imersão nas obras do videomaker Eder Santos.
Elas estão em sua exposição Retro/Ativa, criando projeções com desenhos em placas acrílicas e exibindo na parede com um projetor desenvolvido pelo Educativo.
O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, em BH, e as apresentações são gratuitas, porém é preciso retirar o par de ingressos uma hora antes do evento, pois os lugares são limitados.
.
Sobre os espetáculos e artistas
A cantora sino-brasileira Chon Tai Yeung está se mudando para outro país e escolheu o Memorial Vale para fazer sua apresentação de despedida.
No espetáculo At Last, But Not The Last traduz o fim de uma jornada importante na carreira de Chon Tai, que é uma intérprete de jazz clássico.

Ao todo foram 15 anos em estudo intensivo dos grandes cantores da Era do Ouro do Jazz.
Como resultado, serviram de inspiração para o show, quando estará acompanhada por Enéias Xavier, contrabaixista, Irio Júnior, pianista, e Charles Camilo, saxofonista.
Depois de nove anos como vocalista da banda mineira Happy Feet, Chon Tai lançou em 2017, o projeto que celebra o centenário da primeira dama da canção, Ella Fitzgerald, e consequentemente, a sua carreira solo.
Nasce o Chon Tai Jazz Trio, tendo como composição do grupo, piano e contrabaixo acústico.
Grandes músicos mineiros passaram pelo trio como Christiano Caldas, Pablo Souza e Magno Alexandre na guitarra.
Em 2020, finalmente, formou-se o trio oficial com o contrabaixista Enéias Xavier e Irio Júnior no piano.
Ventania: Práticas em Desenho e Movimento, com Luiza Alcântara
Voltado para crianças de 5 a 7 anos, a oficina “Ventania: Práticas em Desenho e Movimento”, com a artista plástica Luiza Alcântara.
Durante os trabalhos ela leva os participantes a experimentarem desenhar e recriar nas pranchetas o movimento do vento.
Ela faz um exercício com o corpo ao utilizar gestos, sons e movimentos que remetem aos ventos, às brisas e às ventanias, contando com auxílio de um ventilador e objetos para simular o vento e soltar a imaginação.
A atividade tem, como disparador das práticas, as memórias do corpo e do conhecimento sobre o vento para criar imagens e experiências com o ar em movimento.
O evento integra o projeto Sensações Memoráveis, que tem curadoria de Marco Paulo Rolla. As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317.
Sobre Luiza Alcântara

Luiza Alcântara é artista, professora e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais (EBA/UFMG) e facilitadora de práticas de Yoga.
Tem o Desenho como modo norteador do pensamento e da construção de conhecimento.
A professora interessa-se pela continuidade dos gestos que dão corpo e sustentação a modos de produção da vida e de trabalho.
“Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil” com Geraes Big Band
A Gerais Big Band, da Escola de Música da UFMG, apresenta um concerto totalmente voltado à música brasileira para Big Band.
Isso através de uma leitura particular da clássica formação de origem norte-americana, mas servindo à rítmica e à linguagem da música brasileira.
No repertório, composições dos músicos Moacir Santos, Dorival Caymmi e Hermeto Pascoal, em arranjos de alguns dos arranjadores mais arrojados da atual cena contemporânea mundial.
Entre eles, Vittor Santos e Tiago Costa, além de outros.

A Geraes é a Big Band da Escola de Música da UFMG, com mais de 20 anos de existência.
Funciona como espaço privilegiado de pesquisa e trabalho sobre o repertório de Big Band, tanto para os alunos, quanto para os professores.
Ela está sob a direção dos professores Rafael Martini e Pedro Mota.
Foto: Weber Pádua/Div/autoretrato