Na última sexta, 18, a Secretaria de Educação reuniu com diretores e equipe pedagógica da rede municipal na sala de reuniões da secretaria para apresentar os dados das avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Também foi realizada a Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem em Processo (Adap), criada pela secretaria.
Na ocasião, a coordenadora pedagógica geral da secretaria, Geiza Maciel, apresentou os números do Ideb, os quais oscilaram um pouco, permanecendo de acordo com as metas nacionais.
Ela apontou os impactos da pandemia nos resultados e os desafios da rotina escolar dos educandos à época e que impactaram nos resultados em todo o país.
Em seguida, a coordenadora pedagógica do 1º ao 5º Anos, Arethusa da Costa Carvalho, apresentou o resultado da Adap.
A ferramenta avalia níveis de leitura, escrita, produção textual, matemática entre outros quesitos, dos estudantes da rede municipal.
O desempenho definido pelos critérios da Adap, variou de 74% a 79% e ficou dentro do nível recomendado de até 89%.
Para a secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, o resultado das avaliações foi positiva e servirá como diretriz para que os gestores escolares.
Ela frisou que, juntamente com a equipe pedagógica, cada escola defina os pontos a melhorar através das estratégias de ensino/aprendizagem de cada ano escolar.
Acom/PSGRA