São Gonçalo do Rio Abaixo na busca pela independência econômica para além da mineração

São Gonçalo do Rio Abaixo dá mais um importante passo na busca pela independência econômica para além da mineração
Publicidade

Em julho deste ano, o município embarcou em uma jornada rumo à diversificação econômica ao aderir ao Programa de Diversificação Econômica da Amig e do IBRAM. Essa iniciativa inovadora visa impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade, aproveitando o potencial da atividade mineradora para estimular novos negócios.

Na última quinta-feira, dia 31 de agosto, a equipe de consultores do renomado Instituto Pró-cidadania (PRÓ-CITTÀ) se reuniu com a gestão municipal para apresentar a Agenda Propositiva. Esse conjunto de informações valiosas, embasado em estudos e pesquisas, servirá como guia para os próximos passos do programa.

O encontro contou com a presença do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Maria Inês de Araújo Moreira, e outros secretários municipais. Também participou do evento o consultor de Relações Institucionais e Desenvolvimento Econômico da Amig, Waldir Salvador de Oliveira, que é responsável por auxiliar o município nas estratégias de fortalecimento dos negócios existentes e atração de novos empreendimentos.

A Agenda Propositiva revelou dados econômicos significativos que comprovam a importância da cidade para a economia local, regional e nacional. Destaca-se a posição de destaque ocupada pelo município em relação ao PIB do Estado, ocupando a 52ª colocação no ano de 2020. Isso demonstra a força da economia local em comparação com outras cidades mineiras.

Esse documento servirá como base para novas pesquisas a serem realizadas localmente, que irão compor o Diagnóstico Estrutural e de Gargalos, bem como o Plano de Ação. Essas etapas serão apresentadas pela consultoria nos próximos meses, antes do lançamento oficial do programa.

Sobre o PRÓ-CITTÀ

O PRÓ-CITTÀ é uma organização não governamental, fundada em 1993 e oferece soluções que visam o desenvolvimento socioambiental por meio de assessoria, capacitação e ações colaborativas.

Publicidade