Virada da Liberdade celebra a chegada de 2024 com inovações

O evento vai oferecer um surpreendente espetáculo tecnológico de luzes, apresentando o maior show de drones já realizado no Brasil, além de muitas outras atrações.
Publicidade _

A Virada da Liberdade, em sua segunda edição, chega com inovações e maior infraestrutura para receber turistas de todo o país, consolidando Belo Horizonte como atração de fim de ano no cenário nacional.
O Circuito Liberdade será o palco de uma festa que vai unir artes visuais, música, dança, cozinha mineira e boas energias em uma experiência única.
O evento vai oferecer um surpreendente espetáculo tecnológico de luzes, apresentando o maior show de drones já realizado no Brasil.
Totalmente gratuita, a programação é inclusiva e contempla todas as idades com diversidade de estilos e referências musicais.
Diversas manifestações populares prometem reunir gerações, alinhando o ancestral e o urbano.
A expectativa é que 30 mil pessoas se reúnam na Praça da Liberdade.
Sua realização amplia o fluxo turístico na capital e também proporciona a geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.
A Virada da Liberdade vai contar com vários espaços espalhados no entorno da Praça da Liberdade e atrações para todos os públicos a partir das 18h do dia 31 de dezembro.

A virada e seus efeitos

O evento, cuja produção é assinada por Sete e Meio Filmes e Chacoalha, também apresentará um espetáculo de luzes, com o maior show de drones já realizado no Brasil.
“Na segunda edição da Virada da Liberdade, ampliamos os espaços dos shows, aproveitamos a decoração natalina do Circuito Liberdade e oferecemos uma programação abrangente. Quem passar pela Praça da Liberdade, na virada do ano, vai sentir a empolgação de um ano repleto de oportunidades para todos. Será uma festa linda com uma mensagem de paz”, explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
A celebração da Virada da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade, ação que, até 6 de janeiro de 2024, une 450 municípios de todas as regiões do estado em mais de 600 eventos.
A expectativa é que o período registre, em Minas Gerais, uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado.
Calcula-se que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.


Programação


A Virada da Liberdade oferece atrações para todas as idades. O evento começa às 18h para o público infantil, no espaço Alamedas, na Praça da Liberdade.
As famílias poderão curtir a Viradinha com o Bloquim duBem, que faz a festa antecipada para os pequenos. Na mesma área será realizada a Cozinha Viva Mineira.
19h, cozinheiras mineiras convidadas, comandadas pela chef Ana Motta, prepararão releituras de pratos mineiros tradicionais ao vivo para o público presente, que ao final poderá degustar as receitas.

Também no espaço Alamedas, a tradição da benção, fortemente difundida em Minas Gerais, será levada à Virada da Liberdade.
Será uma celebração do sincretismo religioso mineiro a partir das 20h, quando o Bloco Afro Magia Negra irá apresentar as Yiaminas, organização que reúne mulheres do reinado mineiro e nações do candomblé do Brasil em Minas Gerais.
O grupo vai realizar um ritual de energia positiva, envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca.
Às 21h, hora e vez do Afoxé Illê Odara encantar o público da Virada da Liberdade.
Após, às 23h, o setor Alamedas receberá um cortejo com o Samba do Queixinho e congados para levar alegria e magia aos presentes e direcionar o público para frente do Palácio da Liberdade, local do show da Virada.
No momento da virada, será realizado um show de lasers, mapping, cores em leque e drones fazendo malabarismo nas alturas.
O público vai receber lanternas de LED para realizar um grande flashmob.
“Será um show tecnológico que iluminará o céu de Belo Horizonte nos primeiros instantes do novo ano, trazendo um visual espetacular para a celebração”, diz Leônidas Oliveira.
Nany People é a apresentadora que dará o tom da virada.

Minas Gerais em palcos

O Palco Minas será o espaço para um bom samba no último dia do ano.
A ser montado na Avenida Cristóvão Colombo, receberá programação a partir das 19h com o Pagode das Minas.
Depois, às 19h50, será a vez da DJ Camis; às 20h10, o Rap 100 Kô; às 20h40, DJ Camis retorna.
Às 21h, o show fica por conta do Samba da Baixinha; DJ Camis volta às 22h.

Às 22h15, a sambista Adriana Araujo sobe ao palco.


Em outro espaço do Circuito Liberdade, a energia do carnaval invade a noite da viradaO Palco Gerais – que estará na na Praça José Mendes Júnior – vai receber, às 19h, o Baile da Dri; às 20h10, o DJ Vini Brown; às 20h30, o Bloco da Calixto; às 21h40, o retorno do DJ Vini Brown e, às 22h, acontece o show Swing Safado ao lado da cantora Sarah Guedes.
Para os apreciadores do digital, o Lounge Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade, vai proporcionar uma experiência que unirá arte visual e música eletrônica.
O espaço vai receber, às 19h, a DJ Mel e o VJ Pedreiro. Às 21h30, será a vez do VJ 1MPAR.

Outras atrações

Áreas de alimentação com food trucks recheados de variedades que celebram a comida mineira e contemporânea farão parte da Virada da Liberdade.

O Coreto terá um espaço reservado para o público fazer simpatias e projetar desejos e energias positivas para o próximo ano.
A Praça terá ainda uma Árvore dos Desejos, em que basta deixar fitas e pedidos para 2024 amarrados nos galhos.
Além de tudo isso, também foi preparada uma Chuva de Prata, ação instagramável em que uma caixa servirá de fundo para publicações nas redes sociais.
Outra ação é a Alameda dos Desejos, um trajeto feito de letras (caixa de LED) com palavras de atração para 2024.

Foto: divulgação e Ronald Nascimento

Publicidade