A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) lançou edital para a prospecção de eventos para o próximo Festival de Inverno. A chamada é voltado para coletivos e grupos culturais que participam da vida universitária. As propostas deverão contemplar a realização de ao menos três ações culturais, que serão produzidas pelo grupo proponente com apoio da UFOP.
O período de inscrições se estenderá até 31 de janeiro de 2024. As propostas deverão ser submetidas, via formulário, por representantes dos grupos que estejam vinculados à UFOP na condição de estudantes, docentes ou técnicos administrativos.
Com o tema “Transbordamentos”, esta edição busca provocar uma reflexão sobre aquilo que excede os limites das bordas e que não pode ser contido. Para a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Vanderlice Sol, “na Universidade, esse tema traz à tona o desejo de alcançar relações mais dialógicas com a sociedade, nos afastando daquele velho chavão dos ‘muros da universidade'”.
A chamada aberta para a produção de eventos por grupos artísticos, acadêmicos ou coletivos culturais tem o objetivo de fortalecer essa relação de troca. Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Sandra Nogueira, a participação de coletivos no Festival já acontece há anos, e “a ideia, agora, é garantir maior autonomia para esses coletivos e construir os eventos em conjunto, entendendo que é um projeto realizado por uma instituição de ensino sujeita às normas da administração pública”.
O Festival de Inverno UFOP é um evento integrado à Política de Cultura da Universidade. Raquel Leite, coordenadora de Cultura da UFOP, diz que a política foi construída por meio de fóruns, debates e estudos que levaram a mapeamentos de agentes e ações culturais realizadas nos três campi da Universidade. “O redesenho do Festival foi uma demanda que surgiu da comunidade e que se tornou uma meta no Plano de Cultura da UFOP. Nós estamos entendendo que os Festivais de 2023 e 2024 são experiências de transição, e nossa meta é ter um desenho de produção estável em 2025”, explica.
O edital lançado pela Proex foi elaborado por uma comissão reunida no Fórum de Cultura realizado após a última edição do Festival de Inverno UFOP. O grupo contou com a participação de pessoas de dentro e de fora da Universidade. Após a redação, o documento foi avaliado e aprovado pela Comissão Institucional do Festival de Inverno (CIFI), criada pela Reitoria com o objetivo de acompanhar, apoiar e deliberar sobre os processos de produção do evento.