UBSs de Mariana abrem aos sábados para atendimentos emergenciais

UBSs de Mariana abrem aos sábados para atendimentos emergenciais
Publicidade _

Diante do aumento dos casos de dengue e covid-19, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No último sábado (09), sete unidades estenderam seus serviços para os bairros e distritos: Centro, Cabanas, Chácara (Marisa Quintão), Rosário, Santo Antônio, Passagem e Santa Rita Durão.

Um total de 113 pacientes com sinais de alerta compareceram às unidades. Embora ambas as doenças apresentem sintomas semelhantes, como febre, mal-estar e dor no corpo, o médico da UBS Santo Antônio, Dr. Luis Reis, ressalta que vômitos, tonturas ao levantar e sangramentos nas fezes e mucosas podem indicar dengue. “É crucial buscar assistência médica imediatamente para uma avaliação inicial e os encaminhamentos necessários”, alerta.

Pacientes com teste positivo para Covid-19 podem manifestar dificuldades respiratórias, fadiga, coriza e tosse seca.

Ação contínua

A Prefeitura de Mariana mantém uma ação contínua no combate ao mosquito Aedes aegypti, atuando diariamente em diversas frentes de serviços. A cidade permanece em estado de emergência em saúde pública para dengue, zika e chikungunya, com a Secretaria de Saúde também em alerta para os casos de Covid-19.

Publicidade