
Pela primeira vez, as ações do Festival da Vida acontecerão em parceria com a tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro do município.
Haverá oficinas nas escolas, teatro e diversas opções de entretenimento.
O evento contará com artistas de renome nacional, como Chama Chuva e Falamansa, além de artistas locais, a quadrilha Feijão Queimado e a Estação da Música.
Todos as apresentações serão na Praça da Estação
Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, o mesmo da Campanha da Fraternidade de 2024, o evento é totalmente gratuito.
A ação convida a todos a valorizar a fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade e inclusão social.
O Festival da Vida enriquece a tradicional Festa de Santo Antônio, oferecendo arte, cultura e entretenimento para as famílias, além de promover a inclusão, a diversidade e os valores cristãos.
O evento oferece à comunidade uma programação voltada a adultos, idosos, crianças, jovens, indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes e cadeirantes.
Festival da Vida
O Festival da Vida, nascido na cidade de Mariana, completa 20 anos nesta edição de 2024, e amplia a sua abrangência para outras cidades mineiras, como Santa Bárbara e Nova Lima, levando cursos, oficinas, teatro, dança e música, por meio de uma programação gratuita para toda a família em espaços e praças públicas.
“O Festival da Vida se une às iniciativas da prefeitura nos projetos educacionais e culturais de Santa Bárbara. Este ano, colaboramos para integrar a programação da tradicional Festa de Santo Antônio, criando um evento voltado para toda a população. Haverá atrações para todas as idades, destacando talentos locais e regionais. Já estávamos trabalhando para entregar um evento maravilhoso e a parceria reforçou nossos objetivos. Essas colaborações fazem parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, permitindo-nos fazer mais e melhor para todos.” destaca o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira.
Atividades
A programação começa no dia 07 de junho e se estende até o dia 13, oferecendo barraquinhas, quadrilhas, oficinas e a participação da Estação da Música e convidados.
Além de muita música com artistas locais e de renome nacional, como Chama Chuva e Falamansa e um grande show religioso católico.
Veja a programação
07 de junho
19h – Abertura das barraquinhas
19h30 – Apresentação da APAE

20h – Show instrumental como Grupo Miódibão (Forró/MPB/Chorinho): surgiu em 2023 com uma proposta de um Trio Instrumental. Conta com diversas apresentações, como o Festival de Inverno, em São Gonçalo do Bação e o Festival das Montanhas e Água de Minas de Acuruí, em 2023, e em eventos na região de Itabirito e Ouro Preto.
O Miódibão é formado por André Vitorino na sanfona, Aloísio Fonseca no violão 7 cordas e Rafael Pereira no pandeiro 10 platinelas.
22h – Show com Black Trio (Forró): Leandro Nascimento, Wellington Santos e Marcelo Jonathas compõem um dos grupos mineiros mais presentes no cenário nacional do forró.
08 de junho
19h – Abertura das barraquinhas
20h – Orquestra da Inconfidência Mineira
21h30 – Quadrilha do EJC – Encontro de Jovens com Cristo
09 dejunho
10h30 – Teatro Infantil Comidinha Cantada
11h- Oficina de Bolha de Sabão Gigante
19h – Abertura das barraquinhas
19h30 – Apresentação cultural – Júlio Lagares
21h – Quadrilha Feijão Queimado – Há 44 anos fazendo história no São João. Mais de 4 mil apresentações, assistidas por mais de 1 milhão de pessoas, 13 vezes campeão do Arraial de Belo Horizonte e 9 vezes vice-campeão.
22h – Show com Falamansa – banda de forró formada em 1998, em São Paulo. Com a ascensão do forró nas noites da capital paulista, surgiu na cidade um movimento para atender a demanda das casas noturnas e do público adolescente.
10 de junho
10h – Apresentação de teatro infantil na escola de ensino público no distrito de Brumal. Tema da peça: Chico Mineiro – Um causo de amizade que atravessou o tempo.
19h – Abertura das barraquinhas
19h30 – Quadrilhão das escolas municipais
20h30 – Banda Uzotro
22h – Banduzé
11 de junho
10h- oficina de Linguagem de Sinais com Tatiana Quites para professores, coordenadores e monitores do ensino público no Distrito de Brumal.
Tatiana é vice-diretora de Políticas para Pessoas com Deficiências de Belo Horizonte.
14h – oficina “Conversando sobre as diferenças e a língua de Sinais” , com alunos do ensino público no Distrito de Brumal.
19h – Abertura das barraquinhas
20h30 – Rock Bar
22h – Show com Chama Chuva – A Banda de forró pé-de-serra Chama Chuva está presente no mercado fonográfico há 24 anos. Os fundadores da banda eram três jovens nascidos em um cenário cultural brasileiro riquíssimo a Vila de Itaúnas (ES), Dunas de Itaúnas), onde o grupo teve seu início em 1999.
Os integrantes do grupo são Mozão Muniz (vocal e violão), Gladson Costa (zabumba – percussão), Reebs Carneiro (acordeon e rabeca) e como músicos de apoio Denilson Mendes (baixo) e Maurício Drums (bateria).
12 de junho
19h – Abertura das barraquinhas
19h30 – Apresentação cultural
20h – Show com Estação da Música e Convidados – A Estação da Música José Luiz Pinto Coelho, de Santa Bárbara, tem repertórios variados de música clássica e canções populares brasileiras. Conta com o projeto Música na Escola, um projeto inovador que consiste na implantação de aula de música dentro da grade curricular da rede ensino pública. A Escola funciona no antigo Armazém da Estação Ferroviária, totalmente restaurado para receber as aulas de canto e de instrumentos, como flauta transversa, clarineta, sax alto, sax tenor e outros.
21h30- Quadrilha Colégio EDUCARE
22h – Show com Edilene Bombom
13 de junho
11h – Almoço de Santo Antônio
12h30 – Bob Drumond
15h – Show religioso católico
Foto: Henrique Marques e divulgação