19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto-CineOP

Preservação, História e Educação.

A CineOP movimentou a cidade e atraiu centenas de turistas e profissionais do audiovisual e da educação.
Publicidade _

Durante seis dias de programação intensa, abrangente e gratuita, a 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto entre os dias 19 e 24 de junho, na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções transformou Ouro Preto.
A Mostra mostrou um conceito único e diferenciado no cenário audiovisual do país ao tratar cinema como patrimônio e a estruturar sua programação em três frentes temáticas – Preservação, História e Educação.
Mais de 18 mil pessoas foram beneficiadas pela programação presencial da Mostra nesta edição e a programação online teve mais de 100 mil acessos com origem em 64 países diferentes.

Na programação, foram exibidos 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas
Foram 32 sessões de cinema com exibições de filmes para todas as idades em dois cinemas instalados especialmente para o evento: o Cine-Praça, ao ar livre, na Praça Tiradentes (plateia de 500 lugares); e o Cine-Teatro, no Centro de Convenções (plateia de 510 lugares).

O 19ª Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais brasileiros reuniu mais de 150 profissionais do setor da preservação e representantes de instituições de guarda e enfocou a importância de assegurar no presente, o futuro da preservação audiovisual.
Já o Encontro da Educação: XVI Fórum da Rede Kino – Rede Latinoamericana de Cinema, Audiovisual e Educação contou com uma atuação coletiva de profissionais que contribuíram na consulta online, integraram grupos de trabalho e debates no formato presencial, para juntos elaborarem uma proposta de Plano Nacional de Cinema na Escola.

Na Temática Histórica enfocou o “Cinema de Animação no Brasil: uma perspectiva histórica”, gênero que há mais de um século resiste e sobrevive e apresenta estilos, técnicas, criatividade, diversidade de produção e reuniu mais de 30 animadores que participaram das sessões de cinema e rodas de conversa.

Intensidade

Ao todo, a CineOP contou com a participação de 120 profissionais do audiovisual, da educação, da cultura no centro de 34 debates e rodas de conversa.
Destaca-se a participação de quatro convidados internacionais de 3 países – Argentina, Colômbia, Chile.

O Programa de Formação ofereceu 10 atividades formativas – sete oficinas e três masterclasses – que certificaram mais de 250 alunos – questão vital para o desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira.

Uma das grandes atrações foi a realização da Festa Junina da CineOP que reuniu grupos artísticos e instituições sociais e filantrópicas da cidade.

Outra atração de destaque na programação é a Mostra Valores – iniciativa que renova seu compromisso e vínculo com a cidade de Ouro Preto.
Promoveu pelo terceiro ano consecutivo, a Festa Junina da CineOP que apresentou ao grupos de quadrilha: o Arraiá da Rua Grande (Distrito de Antônio Pereira) e a Quadrilha Pé de Moleque.

A CineOP coloca o cinema em diálogo com outras artes – foram lançados 26 livros, além de promover 19 atrações artísticas – cortejo da arte, exposição, performance, djs e shows numa conjugação de sons, imagens e movimento.

Para realizar a 19ª CineOP, a Universo Produção contratou mais de 150 empresas para prestação de serviços, gerou mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. Contratou 18 estabelecimentos comerciais na cidade de Ouro Preto, sendo nove hotéis e pousadas e nove restaurantes para atender a demanda logística do evento, aquecendo a economia da cidade.

Foto: Leo Lara e Jackson Romanell

Publicidade