A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana está com inscrições abertas para cursos gratuitos até dia 05 de julho.
Com ênfase em construção, empreendedorismo, inovação, autonomia e criatividade, a escola oferece osvcursos Pedreira – Mulheres na Construção; Cantaria – Escultura em Pedra Sabão ;Pintura – Mini Cursos Independente; Forjaria – Módulo e Carpintaria.
Desde 2019, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana tem proporcionado oportunidades de aprendizado e crescimento para mais de 450 alunos.
As áreas são diversas, como Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas).
A instituição também oferece oficinas especializadas, visitas técnicas e encontros de arte e educação.
Neste semestre, a escola retoma o curso Pedreira – Mulheres na Construção, destacando-se por suas aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, palestras e debates sobre saberes, artes e condições sociais atuais.
O curso visa formar profissionais femininas qualificadas para atuar no mercado de trabalho, seja como empregadas, empregadoras ou autônomas, e para aplicar os conhecimentos em suas próprias moradias.
O conteúdo do curso inclui segurança no trabalho, planejamento e acompanhamento de obras, leitura e interpretação de projetos, manuseio de máquinas, ferramentas e equipamentos, características dos materiais, construção de estruturas em concreto armado, elevação de paredes, entre outros.
Além do curso Pedreira – Mulheres na Construção, a escola oferece seus cursos tradicionais. Sendo eles:
Cantaria
A Cantaria é a arte de transformar a pedra bruta em peças artísticas únicas, conectando o artesão consigo mesmo e com os outros.
Essa atividade relaxante e enriquecedora é visível em casas, igrejas e museus de Mariana.
O curso oferece conhecimento sobre escultura em pedra-sabão, a importância da cantaria na preservação de monumentos históricos.
também ensina habilidades práticas essenciais para o mercado de restauração e conservação.
Carpintaria
O Curso de Carpintaria preserva práticas ancestrais, ensinando técnicas tradicionais de trabalho com madeira. Com aulas teóricas e práticas, os alunos aprendem sobre diferentes tipos de madeira e como utilizá-las em construção e decoração.
O curso garante a continuidade desse valioso conhecimento e aumenta o interesse pela carpintaria, preparando mão de obra qualificada para o mercado.
Forjaria
O curso de Forjaria oferece uma imersão nas técnicas tradicionais e modernas de trabalho com metal, utilizando forjas de carvão e gás.
Localizado no coração de Mariana, o curso proporciona um ambiente rico em patrimônio histórico, onde os alunos aprendem a moldar, temperar, cortar e perfurar metal.
A combinação de teoria e prática resulta na produção de peças fantásticas.
Pintura
O curso de Pintura ensina técnicas de acabamento em edificações, destacando a importância cultural do ofício.
Nesta modalidade, os alunos aprendem a produzir tintas a partir de pigmentos minerais, além de técnicas de estêncil, carimbos e pintura geométrica.
Com forte fundamentação teórica, o curso capacita os alunos para aplicar o conhecimento em novas e antigas edificações, promovendo sustentabilidade e criatividade na execução dos trabalhos.
As aulas começam no dia 13 de agosto e terão a duração de quatro meses.
Os alunos matriculados terão acesso gratuito à vale-transporte e lanche.
A escola
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma iniciativa do Instituto Pedra.
Ela tem patrocínio master do Instituto Cultural Vale, contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura de Mariana.
Dedicada à preservação e promoção das técnicas tradicionais de construção, a escola oferece cursos práticos e teóricos em diversas áreas, capacitando indivíduos para atuarem no setor da construção civil de maneira sustentável e inovadora.
O link para inscrição é: https://www.escoladeoficios.org.br/seletivo/