O projeto Diversão em Cena retorna a João Monlevade, em julho.
Através dele acontece o espetáculo que homenageia a fase cancioneiro de Chico Buarque através do olhar lúdico de uma palhaça.
“ParaChicos” é inspirado nas memórias da infância da palhaça Begônia – interpretada por Mariana Arruda, do Grupo Maria Cutia.
A apresentação única acontece na Praça da Paz, no bairro Vila Tanque, no dia 2 de julho, terça-feira, com entrada gratuita.
Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.
ParaChicos conta a história da palhaça Begônia que entra para o Circo Roliúde e traz para cena canções clássicas de Chico Buarque, compostas para o universo infantil como “Hollywood”, “Alô Liberdade” e “Piruetas” – clássicos da trilha do filme Os Saltimbancos Trapalhões.
No repertório também estão presentes composições da trilha do espetáculo O Circo Místico.
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural.
Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena.
Ele é realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura.
Deste modo, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil.
Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Foto: Tati Motta