Nesta sexta-feira (09), o Opera Studio Canarinhos apresenta uma montagem inédita da ópera O Empresário, de W. A. Mozart.
A apresentação acontecerá no teatro do ISAP, às 20h30, e promete muita cantoria, risadas e surpresas inusitadas durante a noite.
O grupo faz parte da Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito e tem se preparado desde o ano passado para realizar essa montagem.
“Trabalhamos bastante a parte musical e também a parte cênica de cada personagem. Ela tem um enredo muito legal que envolve todas as pessoas, queremos que seja extremamente divertida e que todos possam se aproximar cada vez mais desse universo que é a ópera”, afirmou Thays Simões, preparadora vocal e idealizadora do grupo.
A ópera original é em alemão, sendo traduzida e com figurinos e cenários adaptados com elementos modernos e atuais.
“É muito gratificante trazer a público este gênero musical conhecido em todo o mundo, mas pouco habitual de nossa cultura, entretanto, não menos interessante, contribuindo com o acesso à pluralidade das mais diversas formas de arte”, acrescenta Éric Lana, diretor musical e regente do grupo.
A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.
Ópera Studio Canarinhos
Fundado em 2020 pela professora Thays Simões e pelo Maestro Éric Lana, o Ópera Studio Canarinhos surgiu a partir do desejo de implementar dentro da instituição um ambiente dedicado ao cultivo e a produção do canto lírico e do repertório operístico.
O Opera Studio tem a Direção Artística e a Preparação Vocal de Thays Simões, a Regência de Eric Lana e a correpetição de Marco Túlio Aganetti.
Sua produção inclui as montagens de “A Serva Patroa” de Pergolesi e “João e Maria” de Humperdick, ambas com libreto em português.
Sinopse
Em uma movimentada cidade operística, Dona Franca, uma diretora de ópera “sem papas na língua”, decide dar um basta em sua carreira e fechar as cortinas do teatro.
Isso, até que seu fiel assistente Buff chega com uma proposta incrível: uma nova ópera para salvar o teatro da falência.
Com o banqueiro Sr. Eiler bancando a produção, surge a condição de que Madame Herz seja a estrela principal, trazendo consigo um drama romântico digno das melhores tramas operísticas.
A trama se complica ainda mais com a chegada de Mademoiselle Silberklang, uma talentosa cantora em busca de seu lugar ao sol.
A disputa pelo papel principal entre ela e Madame Herz promete altas notas musicais e grandes emoções.
Entre ensaios tumultuados, egos inflamados e notas sopradas com paixão, a ópera “O Empresário” se transforma em um espetáculo de comédia musical imperdível.