Em uma solenidade realizada nesta quarta-feira, 18, a Câmara Municipal de João Monlevade prestou uma significativa homenagem ao Mestre Luciano Domingues Bastos.
Ele foi agraciado com uma Moção de Aplausos em reconhecimento aos seus 35 anos de dedicação e excelência no Taekwondo.
A moção foi proposta pelo vereador Gustavo Maciel (Republicanos) e celebra as conquistas que Luciano obteve no cenário esportivo, tanto em nível estadual quanto nacional.
Em seu discurso, Luciano Bastos agradeceu pela homenagem: “Receber esta Moção de Aplausos é uma grande honra. Dedico este reconhecimento a todos os meus familiares, minha esposa, minha Filha e amigos que têm caminhado comigo ao longo desses anos. Também dedico a meu pai, que não está mais entre nós, mas sei que continua torcendo por mim”.
O secretário de esportes, Douglas Alexandre de Oliveira, também parabenizou o homenageado e destacou sua contribuição para o setor de esporte no município.
“Luciano é muito dedicado com o seu trabalho. Presenciei as aulas que ele ministra e fui testemunha que ele, além de ensinar a parte técnica, ensina também aos seus alunos valores como a educação, disciplina e respeito.”
Por sua vez, o vereador Gustavo Maciel, destacou o significado da homenagem.
“Propor esta moção foi uma maneira de reconhecer o trabalho notável de Luciano. Sua paixão e compromisso com o Taekwondo têm inspirado muitos e contribuído significativamente para o desenvolvimento do esporte. Você é um grande incentivador do esporte na cidade. Você se destaca entre os demais e leva o nome de nossa cidade para fora das fronteiras do estado. Parabéns.”
Sobre o Homenageado
Luciano Domingues Bastos é um nome destacado no universo do Taekwondo, com uma carreira que abrange mais de 35 anos de dedicação. Nascido em Nova Era e residente de João Monlevade há 46 anos. Ele é casado com Morgana Oliveira Bastos, com quem tem uma filha, Valentina. Luciano iniciou sua jornada nas artes marciais no final da década de 80, praticando Karatê Shotokan e Keny-Ryu antes de se dedicar ao Taekwondo. Em 1990, começou a treinar sob a orientação do Grão-Mestre Yeong Hwan Park, um marco em sua trajetória.
Em 2000, Luciano conquistou a faixa preta. Atualmente, é Mestre Faixa Preta 4º Dan Internacional, aprovado pelo Kukkiwon, o quartel-general do Taekwondo Mundial.
Luciano é o único representante oficial da Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG) e da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) em João Monlevade. Ele também atua como diretor técnico da Associação Crianças do Amanhã em Itabira.
Ele tem uma carreira repleta de títulos e prêmios, incluindo tri-campeonatos e campeonatos nacionais.
Além de sua atuação no Taekwondo, Luciano é sócio proprietário da IDM Distribuidora, ex-piloto profissional e campeão de motovelocidade, e instrutor de motovelocidade.
Seu legado no esporte é marcado por um compromisso inabalável com a formação de atletas e o desenvolvimento do Taekwondo.