Rompimento de reservatório e falta de chuva comprometem abastecimento de água em Itabirito

Vários bairros afetados

População precisa economizar água em todo o município pois são dezenas de bairros afetados com desabastecimento.
Publicidade _

Com o rompimento do reservatório de água Woods Soares na manhã da última sexta-feira, 20 de setembro, houve desabastecimento em diversas localidades do município.
Sendo assim, o Saae pede a toda população que economize água.
“Até que seja realizado o reparo emergencial e definitivo no reservatório, será necessário alternar o abastecimento entre os diversos bairros ou regiões de Itabirito. Essas manobras poderão causar intermitência no abastecimento em toda a cidade. É de suma importância que a população colabore economizando água”, informou o Saae.


As regiões diretamente afetadas com o rompimento foram:


Adão Lopes, Álvaro Maia, Belo Monte, Cardoso, Chaparral I e II, Encanto da Serra, Esplanada da Serra, Estância Real, Floresta, Itaubira, Liberdade, Meu Sítio, Mirante Mathias, Monte Verde, Novo Itabirito, Padre Adelmo, Pedra Azul, Recanto da Mata, Recreio dos Bandeirantes, Santa Efigênia, Santa Tereza, São Geraldo, São José, São Mateus, Van Damme, Veneza, Villa Real, Village Park, Jardim Imperial, Portões, Bem Viver, Mirante Kapelle, Inconfidentes e Dona Luizinha.
“Estamos investigando os motivos do rompimento e, ao mesmo tempo, trabalhando para sanar o problema o mais rápido possível”, afirmou a autarquia, que salientou ainda que por meio de processo automatizado, parte da água do Woods Soares foi destinada a outros reservatórios do município.
Com capacidade para 1 milhão de litros, esse reservatório que se rompeu fica no bairro Monte Sinai.

Falta de chuva


Além disso, a falta de chuvas significativas há mais de 5 meses tem reduzido a vazão dos mananciais.
Mais uma vez, o Saae pede a colaboração da população para evitar que a situação se agrave. “Apesar de estarmos trabalhamos 24 horas por dia, todos os dias da semana, para garantir o abastecimento, é essencial que, neste momento crítico, cada morador economize água”, reforçou a autarquia.

“A falta de chuva é uma situação passageira, mas enquanto não há precipitações em quantidade satisfatória, contamos com a colaboração de todos para evitar rodízios ou até mesmo interrupções no abastecimento de água”, alertou o Saae.
Dicas para economizar água:

  1. Evite lavar terreiros ou carros.
  2. Reduza a duração dos banhos.
  3. Verifique se as torneiras estão fechadas antes de dormir.

Publicidade