Semana da Música de Ouro Branco anuncia programação de concertos e atividades de sua décima oitava edição

Ouro Branco e Ouro Preto

O festival será realizado entre os dias 12 e 18 de outubro em Ouro Branco e Ouro Preto. As inscrições para oficinas e master classes podem ser feitas pelo site até o dia 03 de outubro.
Publicidade _

A Casa de Música de Ouro Branco realiza a décima oitava edição da Semana da Música entre os dias 12 e 18 de outubro.
Este ano, o festival terá uma programação que reúne concertos, recitais, masterclasses e oficinas em Ouro Branco e Ouro Preto.

“Este ano celebramos a maioridade da nossa Semana da Música. São 18 anos de promoção e difusão da música e da cultura no interior de Minas. Um trabalho que exige muita dedicação e que só é viável graças às parcerias que construímos. Mas que nos dá muito orgulho quando paramos para pensar em toda história traçada até aqui, todos os nomes que participaram e também na programação que ofereceremos este ano”, afirma Kênia Libânio, coordenadora geral do festival

A Casa de Música oferece 50 vagas para estudantes de fora. Além disso, participam da semana os 120 alunos da instituição.

A Semana da Música tem direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto.
Participam do festival este ano os músicos Marcio Carneiro (violoncelo), Antônio Carlos Guimarães (sopros), Risa Adachi (piano), Raphael Egídio (violino), Hyu-Kyung Jung (violino), Eduardo Swerts (violoncelo), Mikhail Bugaev (viola), Eduardo Barros (piano), além dos professores da Casa de Música Tatiana Martins (violino), Márcio Martins (viola e violino), Priscila Varela (violoncelo), Leonardo Amorim (violão), Ana Paula Simões (piano), Márcio André Castro Carmo (clarinete), Felipe Costa (contrabaixo), Maria Emília Dutra (flauta transversa), Nil Dutra (flauta doce e percussão) e Vanessa Nóbrega (musicalização).

Um dos destaques este ano é a participação do renomado violinista suíço Christoph Streuli, que teve a carreira consolidada na Orquestra Filarmônica de Berlim e hoje participa de alguns dos grupos de cordas mais importantes do mundo.

Programação

A abertura da Semana da Música será dia 12 de outubro, sábado, às 19h na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco, com apresentação da Jovem Orquestra de Ouro Branco.
A regência será do maestro Marcos Silva-Santos e o solo do violinista Christoph Streuli e do violoncelista Matias de Oliveira Pinto. No repertório, obras de Calimério Soares, E. Elgar, Efrain Oscher e J. Massenet.

Já no dia seguinte, 13 de outubro, domingo, às 19h, no auditório do Hotel Verdes Mares, em Ouro Branco, Streuli e Matias voltam se apresentar, desta vez acompanhados pela pianista Risa Adachi.
O repertório inclui peças de Joseph Haydn, Sergei Rachmanioff e Ludwig van Beethoven.

Na segunda-feira, 14 de outubro, às 19h, acontece um programa especial na Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco.
Nesta noite se apresentam Christoph Streuli, Hyu Kyung Jung (violino), Mikhail Bugaev (viola), Eduardo Swerts (violoncelo) e Antonio Carlos Guimarães (flauta-transversa) com um programa com obras de W.A. Mozart, J.S.Bach, Maurice Ravel, A. Borodin e muito mais.

A terça-feira, 15 de outubro, às 19h, será a vez do auditório do Hotel Verdes Mares receber Matias de Oliveira Pinto, Ana Paula Simões (piano), Antônio Carlos Guimarães (flauta transversa) e Leonardo Amorim (violão). No programa, L. Boccherini, H. Villa-Lobos, F. Schubert, entre outros.

Em Ouro Preto

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 20h a Semana da Música leva sua programação a Ouro Preto.
Sobe ao palco da Casa da Ópera o trio formado por Streuli, Matias e Adachi. O repertório traz também para a antiga Vila Rica as obras de Joseph Haydn, Sergei Rachmanioff e Ludwig van Beethoven.

A atração principal de quinta-feira, 17 de outubro, são os alunos da Semana da Música, que se apresentam às 19h no auditório do Hotel Verdes Mares.

E o encerramento do festival será no dia seguinte, sexta-feira, 18 de outubro, às 20h, na Igreja Matriz de Santo Antônio. Para este dia de celebração de mais uma edição da Semana da Música, contaremos com a presença da Orquestra de Câmara SESIMINAS, com regência de Felipe Magalhães e solos de Matias de Oliveira Pinto e Christoph Streuli. No repertório, obras de Antonín Dvorák, Gabriel Fauré, Marie Therese Paradis e outros.

A entrada para todos os concertos é gratuita.

Foto: Beto Hektor

Publicidade