Workshop do Crea-MG discute prevenção de desastres ambientais

Workshop vai abordar o papel da engenharia ao oferecer abordagens científicas e técnicas para antecipar e minimizar os impactos de eventos adversos.
Publicidade _

Com o objetivo de pensar soluções para prevenção de desastres ambientais, será realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o workshop “Prevenção e Ação em Eventos Geológicos e Hidrológicos”.
A ação acontece em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, das 8h às 17h, na sede do CREA-MG.

O evento vai abordar o papel da engenharia ao oferecer abordagens científicas e técnicas para antecipar e minimizar os impactos desses eventos adversos.

O workshop, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) “A Engenharia e a Prevenção de Eventos Geológicos e Hidrológicos para Proteção da População”, vai reunir profissionais, especialistas, pesquisadores, representantes de órgãos de fiscalização e de defesa civil para discutir o planejamento, a prevenção e a conscientização para o enfrentamento adequado de eventos geológicos e hidrológicos e o trabalho com solos e rochas.

Na ocasião, também será lançada a Revista Vértice Técnica “Clima & Desastre”, que reúne artigos, diretrizes e práticas para a atuação na prevenção e mitigação dos riscos geológicos, além da legislação de defesa e proteção civil.

“A prevenção é sempre menos dispendiosa. Ações como não retirar a vegetação de morros, não plantar árvores pesadas de raízes curtas, descartar adequadamente resíduos, criar canais para escoamento de água e barreiras adequadas são ações fundamentais para minimizar os riscos de incidentes e acidentes”, afirma o coordenador do GT, engenheiro de minas José Margarida da Silva.

Conscientização

José Margarida ainda explica que os profissionais do Sistema Confea/Crea podem contribuir ativamente na elaboração de estratégias e na conscientização de órgãos públicos, organizações não governamentais, e populações que residem em locais de risco, minimizando a ocorrência e impacto de desastres.

“O papel de engenheiros, agrônomos e geocientistas é apresentar soluções técnicas e economicamente viáveis para prevenção ou mitigação de problemas. A nossa atuação pode contribuir muito para medidas de melhoria das condições das cidades”, ressalta.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link http://bit.ly/prevencaoeventosgeologicos , onde também está disponível a programação completa do evento.

Publicidade