Ouro Preto formaliza planejamento das ações para enfrentar os desafios climáticos

Mudanças climáticas

Em parceria com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, o governo municipal irá formalizar o início dos trabalhos que visam elaborar os planos para atenuar os efeitos das mudanças climáticas no município nesta segunda-feira (25)
Publicidade _

A Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, irá formalizar os trabalhos que visam planejar o município diante dos desafios climáticos.
O evento acontece nesta segunda-feira (25), na Casa de Tomás Antônio Gonzaga, no centro de Ouro Preto, às 10h.
A parceria visa institucionalizar a adesão do município ao ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives) – Governos Locais pela Sustentabilidade e a elaboração do Plano de Mudanças Climáticas para o Projeto Ouro Preto 2030: ações para as mitigações e adaptações climáticas.
Essa ação pretende planejar Ouro Preto para atender as necessidades específicas e identificar as vulnerabilidades do município diante das mudanças ocorridas.
O ICLEI é “a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável”.
A organização atua desde 1991, em mais de 130 países e tem como objetivo influenciar as políticas de sustentabilidade locais, além de desenvolver ações baseadas na conservação da natureza.
Dessa forma Ouro Preto dá mais um importante passo na gestão das políticas públicas ambientais, visando assumir um papel fundamental na mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, protegendo o meio ambiente, a economia e a sociedade.
No mês de outubro, a Prefeitura realizou a instalação de placas fotovoltaicas no Terminal Rodoviário de Cachoeira do Campo, tornando o local autossustentável em energia elétrica.
O município tem como meta que toda a energia consumida pela Prefeitura, seja fotovoltaica, até 2026.
Além disso, Ouro Preto trabalha em diversas frentes ambientais como o programa PRA – Produzir Sustentável e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Chiquinho de Assis, afirma a responsabilidade e o compromisso do município com a causa ambiental:
“Ouro Preto tem um forte compromisso em planejar o uso sustentável do nosso território. É de extrema importância, que as mudanças climáticas, um tema de relevância mundial, seja não só debatido, como planejado a partir de ações efetivas que preparem o município para a emergência climática, podendo assim evistar e ou amenizar de consequências. A parceria com o ICLEI é um passo significativo do município neste sentido”, declara o secretário,

Foto: Iphan

Publicidade