Sabará celebra retorno da imagem de São José de Botas

Ação do MPMG

Peça foi extraviada da Igreja de Nossa Senhora da Conceição há 77 anos e devolvida à comunidade, estava sendo comercializada em um site de leilões e foi entregue ao MPMG por meio da campanha “Boa Fé”.
Publicidade _

O domingo, 8 de dezembro de 2024, ficará marcado para comunidade de Sabará por dois eventos ligados à religiosidade, fé e cultura dos mineiros.
As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado na igreja matriz que recebe o nome da santa, padroeira da cidade, e o retorno da imagem de São José de Botas, recuperada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e devolvida ao local de onde havia sido extraviada em 1947.

A festa foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e contou com a presença de fiéis, representantes da arquidiocese, promotores de Justiça, e servidores do MPMG.

A imagem devolvida à comunidade estava sendo comercializada em um site de leilões e foi entregue ao MPMG por meio da campanha “Boa Fé”, que estimula colecionadores, negociantes, adquirentes e herdeiros a devolver, de maneira espontânea, obras de arte e antiguidades que pertencem ao patrimônio cultural de Minas Gerais.

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo de Azevedo Maffra, coordenador de Patrimônio Cultual do MPMG, “é com muita alegria que vemos a igreja lotada não só para celebrar o dia da padroeira, mas também para receber a imagem de São de José de Botas, que ficará na sala mortuária, local de onde ela nunca deveria ter saído. Uma das inúmeras funções que o Ministério Público tem é defender o patrimônio cultural, que é de todos nós e que representa a nossa história, nossa identidade e a fé do povo mineiro, principalmente. São José de Botas, que é tido como um grande padroeiro dos desbravadores de Minas Gerais, volta para fazer companhia à Nossa Senhora da Conceição, nesse momento de fé e adoração da comunidade”.

Foto: Alex Lanza/MPMG

Publicidade