Corporação Musical Santo Antônio e Modo de Fazer Bonecas de Palha tem os seus registros revalidados  

A Corporação Musical Santo Antônio e o Modo de Fazer as Bonecas de Palha tiveram seus Registros de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Bárbara revalidados por mais 10 anos

Corporação Musical Santo Antônio e Modo de Fazer Bonecas de Palha tem os seus registros revalidados
Publicidade _

Na última reunião do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara, realizada dia 12, foi aprovada a revalidação dos registros da Corporação Musical Santo Antônio e do Modo de Fazer Bonecas de Palha como Patrimônios Culturais Imateriais do município.

Esse importante reconhecimento visa ressaltar e valorizar essas expressões culturais que são parte integrante da identidade e da história local.

Com a renovação desses registros, a cidade busca promover um ambiente propício para a coexistência de tradição e inovação, garantindo que as próximas gerações possam apreciar e aprender com a riqueza de nossa herança cultural.

Corporação Musical Santo Antônio

Com mais de um século de existência, a Corporação Musical Santo Antônio representa a tradição musical da cidade de Santa Bárbara, sendo um legado passado de geração em geração pelos seus habitantes.

Além de ser uma referência na produção musical local, a Corporação também desempenha um papel fundamental na formação de jovens, oferecendo aulas de instrumentos de forma gratuita à comunidade.

Em 2014, recebeu o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Bárbara, e mesmo após uma década desde então, continua ativa e desempenhando um papel essencial na vida da comunidade.

Modo de Fazer Bonecas de Palha

A habilidade de confeccionar as deslumbrantes Bonecas de Palha foi transmitida a Maria Lúcia por sua mãe, a talentosa Dona Hilda.

A arte de transformar a palha de milho em encantadoras bonecas é um reflexo da genialidade e destreza dessas habilidosas artesãs.

Após uma década desde o seu registro, as Bonecas de Palha se tornaram um ícone reconhecido do artesanato local de Santa Bárbara, sendo muito procuradas pelos turistas.

Através de oficinas, mais pessoas estão aprendendo a técnica de confecção das bonecas de palha, garantindo assim que esse valioso conhecimento seja transmitido para as futuras gerações.

A gratidão demonstrada por Maria Lúcia em cada etapa do processo é um testemunho de sua dedicação e respeito pela natureza e pela herança recebida de sua mãe, resultando em peças únicas que carregam consigo história, dedicação e autenticidade.

Publicidade