Atividades educativas celebram o tropeirismo no 4º Festival da Cultura Tropeira

De 12 a 16 de maio, o Museu do Tropeiro receberá exposições e atividades educativas com os trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal

Atividades educativas celebram o tropeirismo no 4º Festival da Cultura Tropeira
Publicidade _

O Museu do Tropeiro, localizado em Ipoema, distrito de Itabira, está comemorando seu 22º aniversário com uma programação especial e educativa durante o 4º Festival da Cultura Tropeira, de 12 a 16 de maio.

Com o tema “Turismo na rota do Tropeirismo”, o evento destaca a importância da memória, tradições e identidade tropeira, convidando a comunidade a explorar as raízes culturais da região.

Um dos destaques deste ano é a celebração da Lei Municipal nº 5.573, de 11 de novembro de 2024, que inclui o estudo do tropeirismo na grade curricular das escolas municipais de Itabira. Essa iniciativa ressalta a relevância da educação patrimonial e se reflete em atividades práticas ao longo da semana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante o evento, haverá oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas envolvendo as escolas locais. Os alunos terão a oportunidade de participar de atividades como a oficina “Introdução à Isogravura” e a roda de conversa “O tropeirismo e a obra drummondiana”, entre outras.

A semana educativa será encerrada com um sarau realizado pelos Drummonzinhos na noite de sexta-feira, dia 16. Todas as atividades acontecerão no Museu do Tropeiro e são abertas ao público.

O aniversário do Museu do Tropeiro não é apenas uma celebração, mas também reforça sua missão como um espaço de preservação e disseminação de conhecimento, onde tradição e modernidade se encontram no caminho da educação e cultura.