
A barragem Grupo, localizada na mina Fábrica, no município de Ouro Preto, teve seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A estrutura recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando a sua segurança.
O avanço das obras de escavação do maciço e remoção de alteamentos a montante da barragem reforçaram as condições de segurança da estrutura.
Durante o processo de descaracterização foi removido mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeito até o momento, o que corresponde a cerca de 78% do volume total que será removido.
“É uma conquista muito importante porque representa mais segurança para a comunidade e para o meio ambiente. Com o uso de tecnologia avançada, equipamentos remotos e um planejamento efetivo, estamos avançando na descaracterização das nossas estruturas a montante, um compromisso assumido pela Vale”, destaca o vice-presidente Executivo Técnico da empresa, Rafael Bittar.
Ao todo, 18 barragens da Vale deixaram o nível de emergência desde 2022, e todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização.
A retirada de nível de emergência da barragem Grupo foi deferida pela ANM e devidamente comunicada pela Vale aos órgãos reguladores e fiscalizadores competentes.
A estrutura permanecerá em nível de alerta, como medida preventiva, com acompanhamento dos órgãos competentes até que a análise da documentação seja concluída, conforme prevê a legislação.
A Vale já está tomando as medidas regulatórias necessárias para encerrar a situação de alerta, informou a empresa.
Foto: Divulgação Vale