O catálogo Fontes para a história do Vale do Jequitinhonha – Volume 1, elaborado pelo Arquivo Público Mineiro (APM), tem como principal objetivo fortalecer os laços entre o legado histórico e o desenvolvimento da região. Lançado recentemente, o documento online reúne referências de documentos de 14 cidades do Vale do Jequitinhonha e está disponível no site do APM.
Realizada uma extensa pesquisa nos arquivos do APM, foram encontrados registros de diferentes órgãos e instituições que fornecem informações sobre a toponímia das cidades da região. Essa iniciativa faz parte do projeto Vale do Lítio, lançado pelo Governo de Minas em 2023, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico das cidades do Nordeste e Norte do estado através da cadeia produtiva do lítio.
Além de ser uma valiosa fonte de pesquisa para acadêmicos, educadores e estudantes, o catálogo visa valorizar o patrimônio imaterial e as manifestações culturais populares do Vale do Jequitinhonha. O trabalho de compilação dos documentos, que abrangem os séculos XVIII ao XX, teve início em agosto de 2024.
Um gesto de salvaguarda
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressalta que a publicação vai além de um simples levantamento de documentos, sendo um importante gesto de preservação da essência do Jequitinhonha. Ele destaca a importância de respeitar o passado e as tradições locais para garantir um futuro sustentável para a região.
Segundo o diretor do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista, a publicação é uma maneira de honrar e reconhecer o legado das comunidades do Vale do Jequitinhonha. Ele destaca que é uma forma de agradecer aos mineiros da região por sua contribuição para o estado, além de ser uma ferramenta para promover políticas públicas que valorizem a memória e história local.
Processo de montagem
Durante o processo de elaboração do documento, foram enfrentados alguns desafios. O coordenador de Acesso à Informação e Pesquisa do APM, Ygor Souza, explica que foi necessário delimitar geograficamente as 14 cidades do Vale do Jequitinhonha, mas deixando espaço para futuros volumes abrangerem mais localidades. Além disso, foi realizada uma pesquisa histórica para identificar os antigos nomes dos municípios, considerando as mudanças administrativas ao longo do tempo.
A pesquisa foi facilitada pela implementação do novo sistema de pesquisa do APM, o software AtoM (Acess to Memory), que permitiu uma gestão mais eficiente das informações arquivísticas. O resultado final é uma obra com capítulos dedicados a cada cidade listada, apresentando imagens atuais, dados demográficos e históricos, além de referências no Dicionário Histórico e Geográfico de Minas Gerais, de Waldemar de Almeida Barbosa.
O coordenador do projeto ressalta que o “Fontes para a história do Vale do Jequitinhonha – Volume 1” está alinhado com outras iniciativas do APM, como o “Caraça em documentos: catálogo de fontes do Arquivo Público Mineiro”, lançado em 2023, e tem o potencial de estabelecer uma conexão significativa com a população do Jequitinhonha.