RMBH recebeu 500 novos ônibus desde dezembro

transporte urbano

Com repasse de veículos a Sabará, modernização do transporte público na região metropolitana de Belo Horizonte avança
Publicidade

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) conta com mais de 500 novos ônibus desde dezembro do ano passado.
O anúncio foi feito pelo vice-governador Mateus Simões em Sabará, onde foram entregues mais 24 veículos nesta segunda-feira (24/3).
Além de Sabará, esses novos ônibus atenderão Santa Luzia, Taquaraçu de Minas, Nova União e Caeté, garantindo mais conforto e segurança para os usuários.
Com essa entrega, o Estado se aproxima do total de 850 previstos no processo de modernização da frota.

Para a compra dos 600 novos veículos, o Governo do Estado destinou R$ 382 milhões a título de indenização, para reequilibrar os contratos de transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

Ainda, as concessionárias que operam na RMBH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025, totalizando 850.

Os ônibus já entregues estão em operação em diversos municípios da região metropolitana, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves.
Com a chegada dos novos veículos, a idade média da frota metropolitana, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para seis anos até o final de 2025.

Para o vice-governador Mateus Simões, ” Sabará é simbólica para isso, porque a linha mais movimentada do nosso metropolitano é a linha Sabará-Belo Horizonte, que transporta 10 mil pessoas por dia”.

Acordo

A aquisição faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com a intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Foto: Dirceu Aurélio/ImprensaMG

Publicidade