O Ministério da Saúde aprovou, dias atrás, a Habilitação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ)/Sesamo IJ da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade.
O serviço de saúde mental do município faz parte da à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Agora, a aprovação segue os processos internos do Ministério da Saúde para a publicação da Portaria.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de João Monlevade, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, a questão relacionada ao cuidado à saúde mental da infância e adolescência foi um dos pontos primordiais desde o início do mandato passado do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), em 2021.
“Estamos muitos felizes com a Habilitação do Ministério da Saúde”, destacou.
Ela afirma que houve muita persistência, dedicação e empenho de todos que atuam na Saúde Mental.
Ela lembrou que desde o início de 2021 houve uma mudança de lógica no atendimento a essa clientela, além de ter sido criado um Fórum Intersetorial da Saúde Mental Infantojuvenil e ampliado o número de profissionais para lidar com esse público”, destacou Eliana.
A coordenadora também lembrou que o Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil foi inaugurado em maio de 2022.
Após, evoluiu para um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), aos moldes do que é preconizado pelo Ministério da Saúde.
A atividade no município é reconhecida como um CAPS IJ, inclusive recebendo recursos estaduais.
O município está em processo de fortalecimento de sua Rede de Atenção Psicossocial, iniciado com a implantação do CAPS IJ, que vai significar muito a nível microrregional.
Ainda, também que está em processo a construção da sede própria do CAPS IJ, com recursos do Novo PAC”, lembrou a coordenadora.
Foto: Acom/PMJM