Risco de rompimento de barragem em Macacos leva 200 pessoas a saírem de casa

Publicidade _

Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil estão em  Nova Lima, auxiliando os moradores a deixarem seus locais de habitação, em função do acionamento de alarme de rompimento de barragem da mina Mar Azul, da Vale, nesta noite de sábado.

Eles estão sendo alojados no Centro Comunitário da localidade e tensos aguardam mais informações. Eles foram orientados a levarem apenas documentos e comprovante de endereço.

Vale diz ser uma ‘medida preventiva’ e divulgou nota sobre a situação em Macacos.

A barragem tem aproximadamente 3 milhões de m³ (metros cúbicos) de rejeitos.

De acordo com os bombeiros, 49 casas estão no “plano de emergência”. Todas serão evacuadas e conferidas por equipes tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Defesa Civil.

A região evacuada envolve o centro do distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos. A barragem está no nível 2, em que é necessário esvaziar o local.

A falta de informações concretas deixou os moradores apreensivos e desorientados de como fazer e quais áreas necessitam ser evacuadas.

Moradores de áreas ribeirinhas foram os mais atingidos.

Até o momento cerca de 50 famílias  estão sendo cadastrados no centro comunitário e deveram ser transferidos para hotéis em Belo Horizonte.

Vale: Informações sobre desocupação na região de Nova Lima

“A Vale informa que acionou na noite deste sábado (16/2) o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG). A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo.

Por segurança, a Vale está fazendo a evacuação de cerca de 200 pessoas em área que abrange 49 edificações, entre domicílios e estruturas de uso comercial na região de Macacos, a 25 quilômetros de Belo Horizonte. O trabalho está sendo conduzido pela Vale com apoio da Defea Civil e demais órgãos competentes.

As pessoas evacuadas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário, onde receberão informações adicionais. Posteriormente, elas serão acomodadas em hotéis da região.

A Vale dará toda a assistência e apoio necessários até que a situação seja normalizada.”

Imagem: Google

 

 

Publicidade