A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) divulgou, na manhã deste domingo, para instruir os moradores que moram em áreas consideradas de risco, o mapa com a mancha de inundação e os pontos de encontro, em caso de operação de emergência em Barão de Cocais.
Os pontos marcados indicam os locais para onde os moradores deverão se dirigir em caso de rompimento da barragem.
</p>Os pontos marcados indicam os locais para onde os moradores deverão se dirigir em caso de rompimento da barragem. <p> </p> <p> </p>
Além da divulgação do conteúdo criado no Google Maps, a Defesa Civil informou que estuda marcar os pontos também no Waze, popular aplicativo de geolocalização.
Treinamento na segunda
Um treinamento com 6 mil moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Barão Cocais está previsto para esta segunda-feira. O serviço será oferecido às 16h, segundo a Cedec, em sete pontos diferentes do colar geográfico logo após da Zona de Autossalvamento (ZAS).
Neste momento, a ZSS é a principal preocupação das autoridades em caso de rompimento da Barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, da Vale. Estão nela, os moradores dos bairros Centro, São Geraldo, São Benedito, Três Moinhos e Vila Regina.
Caso haja rompimento, haverá 1 hora e 12 minutos para retirada das 3 mil famílias da chamada zona secundária. “O plano está pronto e foi elaborado com Polícia Militar, bombeiros outras instituições”, afirmou o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil.