Atletas da categoria Júnior de diversos países se preparam para viajarem a Ouro Preto e largar na UCI Junior Series. O evento que acontece nos dias 29 e 30 de junho é um dos oito em toda América e o único do Brasil sediar a UCI Junior Series, para a categoria de atletas de 17 e 18 anos. Os campeões somam 60 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Ainda pontuam no ranking internacional atletas que ficarem entre os Top20. As inscrições estão abertas.
A prova de Cross Country Olímpico (XCO) de Ouro Preto testa as habilidades dos atletas sem deixar de lado a emoção e a diversão. Os homens da Júnior devem dar quatro voltas na pista enquanto as mulheres, três. O número de voltas pode ser alterado pelos comissários e diretor da prova no Congresso Técnico.
Atualmente, o melhor brasileiro no ranking da Júnior é Gustavo Xavier (Corinthians Audax Bike Team) que ressaltou que em Ouro Preto existem dois desafios: alcançar o lugar mais alto do pódio e a pista da etapa. “O meu maior desafio na etapa de Ouro Preto é buscar a pontuação máxima dos pontos UCI e conseguir subir ainda mais no ranking UCI para ter um ótimo alinhamento no campeonato Mundial. Outro grande desafio na etapa, com certeza é a pista, um terreno com muito cascalho que exige muito da pilotagem do atleta e o nível estará muito alto”, finalizou.
foto; Alemão Silva