Aos pés da Serra do Caraça: partilha e muito modão para celebrar as maravilhas do campo

Publicidade _

Comunidade acolhedora e de ricas paisagens, Santana do Morro foi palco da 16ª Festa do Trabalhador Rural, neste domingo(25), ocasião em que festejou o produtor rural, assim como, a construção de uma nova capela na comunidade. No ano que vem, a confraternização será em Florália.

Maravilhas do campo

No último domingo(25), Santana do Morro recebeu, pela primeira vez na história, a Festa do Trabalhador Rural, já em sua 16ª edição. Uma tarde agradável, marcada por um clima de partilha e celebração, desde a missa, concelebrada pelos padres Hélio e Elias, até a confraternização com as tradicionais quitandas. A festa seguiu ao som do modão raiz de Carreiro e Capataz.

Sertanejo

Já era noite, quando os sertanejos Carreiro e Capataz subiram ao palco, colocando todo mundo para arrastar o pé. No repertório, sucessos consagrados da dupla, como Será que ocê tá bem?, Cemo porque Cemo, Prefácio e Bruto, rústico e sistemático. Além do modão raiz, o show passou ainda por hits do sertanejo universitário e terminou no pop rock, com Anna Júlia e Mulher de Fases.

A apresentação contou ainda com a participação especial de um morador de Santana do Morro. Tião subiu ao palco e, junto de Carreiro e Capataz, cantou Telefone Mudo, sucesso do Trio Parada Dura.

Santana do Morro

Comunidade acolhedora e de ricas paisagens, rodeada pela Serra do Caraça, na porta de entrada do Santuário do Caraça, um dos mais importantes pontos turísticos de Minas Gerais, Santana do Morro, refletiu a valorização do produtor rural e do seu potencial mercado de trabalho. O momento foi festivo, não só pela celebração das maravilhas do campo, mas também pela reforma da capela de Sant’Anna ter sido concluída. Assim, a missa foi celebrada ao lado da Igreja, ofertando a oportunidade de todos conhecerem o novo espaço.

Em 2020, o distrito de Florália é o local escolhido para receber e homenagear os homens e mulheres do campo, na 17ª edição da Festa do Trabalhador Rural.

Investimentos

Ao longo dos anos, a Prefeitura já realizou várias ações em benefício do produtor rural santa-barbarense, sendo elas, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, via Consórcio do Médio Piracicaba; cessão de um caminhão 0 km para a agricultura familiar e de barracas para a agricultura familiar, na Festa de Santo Antônio, no Torneio Leiteiro e nesta Festa do Trabalhador Rural, para vender as maravilhas do campo; recuperação e manutenção das estradas vicinais; aquisição de uma patrulha agrícola mecanizada, para beneficiar o trabalho no campo; e compra de merenda escolar da agricultura familiar.

ODS

Esta tradicional festa reforça o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU(ODS), de número 2, que trata da Erradicação da Fome, visto que, o Município tem uma política de investimento nos pequenos agricultores, que, conforme as ações descritas acima, pode ser observada tanto no contexto do evento, quanto fora.

Publicidade