Cachoeira do Campo estará em festa nos próximos dias 18,19 e 20 de outubro com a tradicional Festa da Jabuticaba, que chega à 27ª edição. O festejo é realizado desde 1992 no distrito, celebrando a produção da fruta mais abundante na localidade: a jabuticaba. Dessa forma, no evento aberto ao público, na Praça da Matriz, serão expostos vários produtos feitos a partir da jabuticaba, como doces, bolos, compotas, entre outros. Além disso, haverá brincadeiras, barraquinhas, paredão de escalada e vários shows, atraindo as famílias.
A Festa da Jabuticaba é uma realização do Lions Clube Cachoeira do Campo, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto. A celebração promove a cultura local, o lazer, o entretenimento e fomenta o turismo no distrito. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, a expectativa de público é de 10 mil pessoas por dia.
Nesta 27 ª edição, o diferencial será a Cozinha Show com a participação da chefe de cozinha Milsane Sebastião, na oficina de produção de doces e geleias artesanais com jabuticaba. Milsane também é curadora do Festival da Banana de Ravena, em Sabará; do Cozinha show, no Fartura BH, em Belo Horizonte; e sempre marca presença, como convidada de honra, no Festival Gastronômico de Tiradentes.
Helvécio Arantes, um dos organizadores da Festa da Jabuticaba, afirmou que uma das principais metas é auxiliar os pequenos produtores a fazerem da fruta o seu sustento. “O diferencial da festa neste ano é mostrar para o público o quão rica é a jabuticaba e ensinar, através das oficinas, o aproveitamento total dessa fruta, polpa, casca, semente, tudo pode ser aproveitado em compotas, geleias, vinagres, vinhos, licores e farinhas. Assim, os produtores podem tirar daí o seu sustento, de forma artesanal ou formando cooperativas e repassando esse saber”, declarou.
Helvécio também organiza o Festival da Jabuticaba de Sabará e neste ano, a convite do Lions Clube Cachoeira do Campo, veio auxiliar com seus conhecimentos na festa cachoeirense. “O objetivo é enriquecer cada vez mais esse festival em Cachoeira, a jabuticaba é nosso ouro negro e está ganhando o mercado internacional. Cachoeira é um dos maiores produtores de jabuticaba de Minas Gerais. É muito legal que Ouro Preto dê esse potencial ao pequeno produtor, para que ele se sustente a partir da jabuticaba, trabalhando juntos pra alcançar essa meta todo mundo vai ganhar”, afirmou.
Com relação ao público estimado, Helvécio disse ainda que o objetivo é atingir todo o distrito de Cachoeira do Campo, toda a região de Ouro Preto, além das cidades vizinhas como Itabirito, e até mesmo Sabará. “Estamos com essa meta de atrair outros turistas, para que a cada ano a festa possa ganhar mais público”, disse.
Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, falou sobre a importância da Festa da Jabuticaba e seu potencial turístico. “É uma festa muito importante, tradicional do distrito de Cachoeira do Campo e a cada dia que passa vem atraindo mais turistas porque, além das atividades culturais e musicais que abrilhantam a festa, ela também proporciona ao turista e ao ouro-pretano um turismo de experiência porque oferece cursos e oficinas sobre a jabuticaba, sua finalidade e todos os subprodutos que podem ser gerados dessa fruta, que está cada vez mais inserida no mercado internacional da gastronomia. A tendência é de crescimento dessa festa porque a organização vem explorando novos caminhos, sempre colocando a jabuticaba e a cultura de Cachoeira em evidência”, declarou.
Não perca a Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo! Veja a programação completa.
Programação Festa da Jabuticaba 2019
Local: Praça da Matriz
18 de outubro – Sexta-feira
20h Show com Tiago Martins
23h DJ Kadaver
19 de outubro – Sábado
9h às 17h – Oficina de produção de doces e geleias de jabuticaba com a Chef Milsane Sebastião
20h Show com Felipe Meneses
23h Show com Vilodum
20 de outubro – Domingo
10h às 15h – Cozinha Show com produtos feitos de jabuticaba
12h Show com Silvinha Gomes
15h Amigos do Samba
17h DJ Felipe
20h Show com Chiquinho de Assis
23h DJ Felipe