Decorados com as luzes natalinas, nossos belos flamboyants são um grande elemento paisagístico da área central da nossa cidade. Aproveite essa data cheia de luz, para visitá-los e registrar esse momento, pois as árvores passam por estudos técnicos e por razões de segurança podem vir a ser cortadas.
História e paisagismo. A nossa cidade é um celeiro natural marcado pelo verde de nossas matas nativas e árvores históricas. No Centro, são os flamboyants, de nome científico Delonix regia, que marcam a paisagem, fazendo uma bela sombra em frente ao Fórum Municipal e ao lado da Matriz de Santo Antônio. Como já é tradição, neste mês, a dinâmica de um espetáculo de luzes embeleza esses presentes da natureza, compondo a decoração de Natal.
Segurança. Neste belo cenário, convidamos você a visitar o Centro Histórico e fazer registros fotográficos seu e de sua família nestas árvores, que são nosso patrimônio e fazem parte da nossa história. Os flamboyants passam por estudos técnicos e por razões de segurança podem vir a ser cortados. Neste contexto, destaca-se que, recentemente, devido a fortes tempestades, uma dessas árvores caiu.
Logo, se essa ação se fizer necessária, será em virtude da preocupação do poder público com a segurança da população e do nosso patrimônio, a igreja Matriz, sem desrespeitar o meio ambiente e cumprir os princípios de proteção.
Cuidar. É importante salientar que há um cuidado da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, realizando em todo o município serviço de poda e supressão de árvores que apresentam risco de queda ou estão inadequadas ao ambiente onde se encontram.
Espécie. Flamboyants são considerados um dos mais belos tipos de árvores do mundo, devido ao colorido de suas flores. Nativa da ilha de Madagascar, é uma árvore da família das leguminosas Fabaceae, não nativa da flora brasileira. Há mais de 100 anos, tem sido amplamente introduzida com fins ornamentais, em regiões tropicais e subtropicais.
Meio ambiente. Uma cidade arborizada é de suma importância, pois contribui com o bem-estar dos cidadãos, reduz a poluição e o excesso de ruídos, eleva a permeabilidade do solo, ajuda a controlar a temperatura e a umidade do ar, e, além disso, traz um visual mais agradável ao Centro Histórico.