Empresas de Bases Tecnológicas reforçam Ouro Preto como nova matriz econômica

Publicidade _

Ouro Preto tem se preparado para se tornar um grande indutor de tecnologia na Região dos Inconfidentes. O executivo municipal tem se empenhado em tomar medidas que facilitem a permanência de organizações tecnológicas e ao mesmo tempo atraiam outras empresas com atividades ligadas à tecnologia.

Dentre as medidas já tomadas, está a lei de incentivo de bases tecnológicas sancionada pelo prefeito Júlio Pimenta e que dispõe sobre incentivos fiscais para empresas do ramo.

Vale a pena se instalar em Ouro Preto.

Para as empresas que estiverem credenciadas, a Lei prevê, dentre outros benefícios, a redução da alíquota do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para 2%. Há ainda a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – ITBI quando da aquisição de imóvel destinado ao desenvolvimento de suas atividades; isenção, pelo prazo de até 10 (dez) anos, do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU –, e da Taxa de Fiscalização de Funcionamento e Taxa de Fiscalização Sanitária, incidentes sobre o imóvel onde a empresa exerça suas atividades.

Empresas presentes no município

O prefeito Júlio Pimenta fez uma visita de cortesia à empresa Gerencianet. Com 12 anos de mercado, ela é uma Instituição de Pagamento (IP) regulamentada pelo Banco Central. “É uma empresa de ponta, de alta tecnologia. Temos muito orgulho de ver uma empresa que nasceu no bairro Piedade ser hoje uma das maiores do Brasil em solução de pagamento online e continuar gerando emprego e renda em Ouro Preto, onde possui mais de 100 colaboradores”, destaca o prefeito.

Outras empresas na área de tecnologia presentes em Ouro Preto.

Stilingue – Em atividade desde 2014, a Stilingue tem a Inteligência Artificial como o foco da sua atuação.

Usemobile – A Usemobile foi fundada em 2015 por ex-alunos de Ciência da Computação da Ufop. Os fundadores, Conrado Carneiro e Patrick Brunoro, enxergaram o potencial dos aplicativos e sistemas web como ferramentas de transformação do cotidiano.

Denilson Maciel, Superintendente de TI da Prefeitura de Ouro Preto fala da diversificação que as empresas de bases tecnológicas propiciam na mudança da matriz econômica de Ouro Preto. “É extremamente importante nos dias atuais buscar novas alternativas de renda, não ficar refém da mineração, e o município tem trabalhado muito para que empresas de tecnologia permaneçam aqui, invistam nas pessoas daqui, e que outras novas empresas sejam atraídas a se instalarem na cidade.

Publicidade