Vários governadores tomaram medidas para reabrir gradualmente seus estados, com Texas, Minnesota e Vermont na sexta-feira anunciando datas para facilitar certas restrições.
O presidente Trumpdivulgou diretrizes gerais na quinta-feira, mas deixou planos específicos para os governadores.
Enquanto isso, o presidente Trump aparentemente tomou o lado de manifestantes em Minnesota, Michigan e Virgínia que estão desafiando as ordens de distanciamento social para se unir às medidas de segurança dos estados destinadas a impedir a propagação do coronavírus.
Em tweets consecutivos, Trump escreveu: “LIBERATE MINNESOTA” e, em seguida, “LIBERATE MICHIGAN” e, em seguida, “LIBERATE VIRGINIA, e salve sua grande segunda alteração. Está sitiado!
Aqui estão alguns desenvolvimentos significativos:
- Trump e o governador de Nova York, Andrew M. Cuomo (D) brigaram na sexta-feira sobre o papel federal na reabertura da economia, com Cuomo pedindo mais ajuda financeira de Washington para testes e Trump dizendo a ele para gastar menos tempo reclamando.
- Centenas de casas de repouso em áreas com surtos violaram repetidamente as regras de controle de infecções, segundo uma análise do Washington Post . Das cerca de 650 residências com casos de coronavírus divulgados publicamente, 40% foram citados mais de uma vez por violações relacionadas ao controle de infecções.
- Enquanto as autoridades avaliam a reabertura da economia, os especialistas ainda não sabem o quão mortal é a covid-19 . Sem testes generalizados, permanece quase impossível determinar com precisão a letalidade do vírus.
- As ações ganharam pela segunda semana consecutiva o otimismo dos investidores sobre os governos darem passos pequenos em direção à abertura de suas economias e os primeiros sinais de que a ciência pode estar ganhando com o coronavírus.
- O produto interno bruto da China encolheu pela primeira vez em décadas, quando a pandemia de coronavírus causou um golpe devastador na segunda maior economia do mundo – um vislumbre do que pode estar por vir no mundo.
- O número de mortos em Wuhan, o epicentro do surto na China, foi revisado em alta em 50% na sexta-feira. A mudança seguiu críticas generalizadas aos dados da China, embora as autoridades tenham oferecido vários motivos para a revisão, incluindo mortes em casa que não foram incluídas nas estatísticas anteriores.
Trump apoia manifestantes atacando governadores democratas por ordens de permanência em casa

Aparentemente, Trump tomou o lado de manifestantes em Minnesota, Michigan e Virgínia que estão desafiando as ordens de distanciamento social para se unirem contra as medidas de segurança dos estados destinadas a impedir a propagação do coronavírus.
Em tweets consecutivos, Trump escreveu: “LIBERATE MINNESOTA!” então, “LIBERATE MICHIGAN!” e, finalmente, “LIBERATE VIRGINIA, e salve sua grande segunda alteração. Está sitiado!
Publicado em: The Washington Post
Foto: Joyce Boghosan/Casa Branca