Flexibilização do funcionamento do comércio em Itabirito requer cuidados redobrados da população

Blitz educativa da Prefeitura em locais de aglomeração na cidade
Publicidade

Prefeitura pede que população contribua na fiscalização, usando, inclusive, o canal de denúncias da Ouvidoria do município

Itabirito não é a primeira cidade a flexibilizar o funcionamento de seu comércio. Betim-MG e Blumenau-SC, por exemplo, passaram por situação parecida, e o que ocorreu em seguida deve servir de alerta para o município. Nessas cidades, a reabertura do comércio causou um afrouxamento por parte dos empresários e população, que acabou causando aumento no índice de contaminação. Para evitar que o mesmo aconteça em Itabirito, a Prefeitura orienta que todos devem exigir a manutenção rigorosa das medidas de prevenção e agir como ‘fiscais’, fazendo denúncias anônimas à Ouvidoria do município pelo telefone 3561-2412.

O prefeito Orlando Caldeira pede atenção a toda a população itabiritense para que as medidas sejam cumpridas à risca. “Seguindo as medidas de isolamento e cumprindo as estabelecidas no decreto, a cidade continuará mantendo os bons resultados e, assim, possibilitando que as atividades sejam realizadas de forma consciente. Mas se isso não acontecer, se a população e o comércio não fizerem a sua parte, poderemos retornar à situação anterior de forma ainda mais rígida”, alerta o prefeito.           

A reabertura controlada e gradativa do comércio de Itabirito teve início na terça-feira, dia 28, seguindo as medidas impostas pelo decreto municipal 13.155, publicado no dia anterior, seguindo orientações do Ministério Público e Governo do Estado. Medidas rigorosas foram impostas para os estabelecimentos comerciais, casas religiosas e toda a população. Os comerciantes, inclusive, tiveram que assinar um Termo de Responsabilidade pelo cumprimento das normas dentro e nas mediações de seus estabelecimentos, sob pena de sanções, como multa e cassação do alvará de funcionamento.

Publicidade