ANATER elabora Cartilha de Orientação para prevenção ao coronavírus voltada para os agricultores rurais

Publicidade

O documento foi idealizado tendo como base as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde – OMS. De forma didática, a cartilha explica o que é o vírus, os meios de contágio, quais são os sintomas da doença e como se proteger. Em seguida, ela traz orientações específicas voltadas para os cuidados com os colaboradores e a propriedade. 

Segundo algumas medidas de prevenção do documento, deve ser distribuído álcool em gel 70% para os colaboradores, os mesmo não devem dividir carona nos veículos e nem compartilhar objetos de uso pessoal. Além disso, portas e janelas dos ambientes devem ser mantidas abertas. Pisos, corrimãos e banheiros precisam ser higienizados com álcool 70% ou solução de água sanitária. A cartilha também propõem que seja adotado turnos de trabalho para reduzir o número de pessoas trabalhando ao mesmo tempo. 

Para proteger a propriedade rural, o documento orienta que o agricultor suspenda o recebimento de produtos que não sejam necessários no momento, caso isso não seja possível, os artefatos devem ser higienizados antes de entrar na propriedade. Na hora da entrega, caminhoneiros e outros prestadores de serviços devem permanecer no interior dos veículos. 

Ainda não existe uma vacina contra o novo coronavírus, a prevenção é o melhor remédio. Dessa forma, seguir essas recomendações é essencial para impedir o contágio e manter a saúde dos colaboradores e de todos envolvidos com a agricultura familiar. 

Leia a cartilha completa aqui.

Publicidade