Banco Central apresentou nova cédula de R$ 200 e ela já causa despesas de publicidade

O Banco Central apresentou nesta quarta-feira (2) a nova cédula de R$ 200. Ao todo, serão disponibilizadas 450 milhões de unidades da nota até o fim do ano.
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Para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a introdução da nova cédula era fundamental para evitar um eventual desabastecimento do papel-moeda frente ao aumento da demanda por dinheiro em espécie desde o início da pandemia do novo coronavírus.


Ele disse que a pandemia trouxe novos desafios, entre eles, um aumento expressivo na demanda da sociedade brasileira por dinheiro em espécie e outras nações viveram fenômeno semelhante. ” Em momentos de incerteza, é natural que as pessoas busquem a garantia de uma reserva em dinheiro”, afirmou.

A nota tem o mesmo formato e dimensões da cédula de R$ 20 (14,2cm x 6,5cm). A decisão de manter o formato, segundo o BC, é para melhor adaptação aos caixas eletrônicos e demais equipamentos automáticos que aceitam e fornecem cédulas de dinheiro.
Esta decisão é alvo de críticas por dificultar a interpretação de deficientes visuais.

“Esse momento, com essas necessidades, ( de maior demanda por dinheiro em espécie)se mostrou oportuno para o lançamento de uma cédula de maior valor, cujo pré-projeto já existia desde o lançamento da segunda família de cédulas, em 2010”, acrescentou Campos Neto.

Ao também justificar a necessidade da nova cédula, a diretora de administração do BC, Carolina de Assis Barros, explicou que a estimativa de papel-moeda projetada pelo Banco Central tornaria inviável a reposição com a impressão de novas notas de R$ 100.

“A Casa da Moeda do Brasil possui um parque fabril dimensionado para as necessidades brasileiras conforme o padrão histórico verificado até aqui. No entanto, a fim de gerar maior volume financeiro em menor espaço de tempo, imprimir cédulas de R$ 100 não seria uma alternativa factível, pois a capacidade de produção da referida denominação em 2020 já estava integralmente adquirida”, explicou a diretora.

Gastando os guarás


Desde ontem, e até o final de setembro, o governo federal vai veicular uma campanha publicitária de apresentação da nova cédula de R$ 200 nos meios de comunicação e na internet.

Fotos: Raphael Ribeiro/BC

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