Casa de Música se reinventa em 2020 e prepara atividades para o próximo ano

Foto: Glenio Campregher
Publicidade _

Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia do Covid 19, a instituição realizou diversos eventos e conseguiu manter as aulas à distância

A Casa de Música de Ouro Branco encerra as atividades de 2020 com uma série de recitais e se prepara para dar continuidade aos projetos em 2021.

“Assim como todo o mundo, tivemos um ano de desafios enormes. Mas o balanço final é que, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos seguir com as atividades à distância, realizar festivais e emplacar novas ideias”, relata Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música.

Foi preciso muita criatividade e um esforço conjunto para seguir com as aulas de música de forma virtual. Kênia destaca que o apoio das famílias foi essencial para que crianças e adolescentes seguissem estudando seus instrumentos. “Contamos com os familiares, alunos e também com a dedicação de professores e funcionários para fazer funcionar. Tivemos que nos reinventar nas aulas online e nas videoaulas”, relata Kênia.

Para Luciana Kaori, mãe da aluna Júlia, as crianças foram muito dedicadas e conseguiram algo muito difícil nessa pandemia. Parabéns a Casa de Música e seus colaboradores por incentivar a cultura e dar essa oportunidade única para os nossos filhos. O projeto é muito importante, acolhe os jovens e dá a eles um olhar diferente sobre o mundo e  sobre o modo da gente viver nele”, disse Luciana.

Além das aulas online, a Casa de Música conseguiu realizar virtualmente concertos e festivais, como a Semana da Música. A décima quarta edição do evento contou com a participação de professores e alunas/os de diversas partes do mundo. Além de aulas com professores experientes do Brasil (músicos da Filarmônica, Sinfônica, entre outras entidades), participaram também profissionais de países como Alemanha e Estados Unidos. A Semana da Música proporcionou ainda com uma programação virtual de palestras e apresentações.

Outra atração que teve um grande acesso do público nas redes foi o concerto virtual inédito realizado em julho na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro. “O concerto foi preparado seguindo todas as recomendações de proteção indicados pela Organização Mundial de Saúde por conta da pandemia do Covid 19, como o distanciamento, o uso de álcool gel e de máscaras”, afirma Kênia.

A ideia de fazer o concerto foi reunir – com todos os cuidados – a Orquestra de Câmara da Casa de Música, que desde o início da quarentena tem realizado ensaios apenas virtualmente. “Fizemos o concerto sem público e tomando todas as precauções por conta da pandemia, como uma forma de agradecer a quem nos acompanha a tanto tempo. Também foi uma forma de iniciarmos as comemorações dos 20 anos que a Casa de Música completa no próximo ano”, afirma o regente Marcos Silva Santos.

Gastrofônica

Uma das grandes novidades da Casa de Música em 2020 foi a primeira edição da Gastrofônica, uma série de concertos virtuais que foi além da audição: explorou as múltiplas relações entre as artes da gastronomia e da música.

Gastrofônica é uma experiência sinestésica. Vai além de um concerto de orquestra e vai além de um programa de culinária. Em cada edição, a ideia é convidar um (a) chef de cozinha para que juntos nos arrisquemos na elaboração de um Menu e um programa de concerto que sejam feitos um para o outro”, explica o maestro Marcos Silva Santos, idealizador do projeto.

O Gastrofônica#1 contou com a participação da chef Silvana Watel, do restaurante belorizontino Au Bon Vivant, de cozinha francesa autêntica e também com uma cesta de ingredientes de pequenos produtores de Ouro Branco.

Uma nova edição está prevista para 2021! Aguardem!

Vários dos eventos citados aqui podem ser vistos no canal do Youtube da Casa de Música: www.youtube.com/casademusicadeourobranco.

Publicidade