O Conselho Municipal da Saúde ainda é provisório e em breve haverá eleição para composição da Comissão Executiva, Fiscal e de Apoio e Ética
Na última terça-feira, 9, foi realizada a posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde no auditório Leonardo Diniz Dias (sede da Prefeitura de João Monlevade). A reunião contou com a presença do vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), da secretária Mirellié Marcenes Santos e do diretor da Procuradoria Jurídica do município, Cristiano Vasconcelos. Também participaram da reunião, os vereadores Leles Pontes (Republicanos), Marcos Vinicíus Martins Dornelas (PDT) e Gustavo Henrique Prandini de Assis (PTB).
O diretor da Procuradoria Jurídica do município, Cristiano Vasconcelos explicou que o Conselho é provisório até a realização da eleição para composição da Comissão Executiva, Fiscal e de Apoio e Ética. De acordo com ele, a data para essa eleição está agendada para o dia 16 de março. Contudo, devido ao decreto que restringe a circulação de pessoas uma nova data será avaliada.
Cristiano Vasconcelos lembrou que segundo o artigo 6º da Lei 1060/91 e o artigo 9º de seu Regimento Interno, a duração de cada mandato do Conselho é de dois anos.
Ainda segundo Cristiano, o último mandato expirou em setembro de 2020, sem que fosse convocada Assembleia para realização de eleição para formação de nova composição do Conselho, nem mesmo prorrogado a exemplo do que ocorreu com o Conselho Municipal de Assistência Social.