
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) fortalecerá o setor cultural itabirano por meio do edital “Cultura Todo Dia”. Para isso, a Fundação intensificará a contratação de artistas a partir de maio, proporcionando mais renda aos artistas de diversas vertentes na cidade.
A FCCDA buscou, neste período de pandemia, impulsionar as artes de forma plural e dentro do contexto do empreendimento, entendendo os segmentos culturais como um todo. Com o edital “Cultura Todo Dia” ela busca o credenciamento de artistas e profissionais de arte e cultura em todas as suas manifestações e linguagens, além de fazer fruir as atividades artísticas culturais da cidade. O edital foi publicado em março deste ano e encontra-se aberto ao longo de 2021, com um formulário simples para inscrição, manual de instruções e tutorial em vídeo para o preenchimento das propostas.

Durante três meses, a FCCDA vai contratar artistas itabiranos, inclusive para o Festival de Inverno do município. O processo adotado para o aquecimento do setor neste período pandêmico é o de credenciamento, pois não será necessário o envio de novos documentos na fase de contratação. Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, este processo é “muito mais fácil, pois ao credenciar, será necessário enviar as documentações apenas uma vez”.
Nos casos em que os recursos orçamentários e financeiros permitirem, durante esses 90 dias de aquecimento, novas contratações podem ocorrer. O aporte financeiro será para atividades culturais, incluindo a contratação dos artistas e também recursos para contratações técnicas, como som, luz, fotografias, vídeos, dentre outras necessidades para a entrega do produto cultural. Depois de finalizado, o material será inserido dentro da agenda mensal das atividades da FCCDA.