Fórum das Águas vai iniciar debates sobre situação hídrica de João Monlevade

Primeiro evento focará a microbacia do Córrego dos Coelhos, que, poluída e assoreada, atinge o Rio Santa Bárbara e prejudica captação do DAE

Publicidade _

Após uma visita à Estação de Tratamento de Água do Departamento de Águas e Esgotos (ETA- DAE), na região das Pacas e à foz do “Córrego dos Coelhos”, no Rio Santa Bárbara, representantes da Prefeitura de João Monlevade, Câmara de Vereadores e da autarquia, verificaram in loco a deteriorante situação daquela microbacia.

As equipes compostas pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, do diretor do DAE, José Afonso Martins e servidores das secretarias, foram checar denúncia sobre assoreamento no córrego que estaria prejudicando a captação de água pelo DAE. As reclamações foram apontadas pelo vereador Thiago Araújo (Titó – PDT), após recebê-las de inúmeros cidadãos. O parlamentar também participou da visita ao local.

A comitiva constatou a gravidade do problema e identificou, não só o assoreamento no curso d´água, mas também questões ligadas ao esgotamento sanitário, ausência de mata ciliar, disposição inadequadas de resíduos sólidos, bota-fora irregulares, ocupação irregular das margens dos cursos d’água entre outras situações que vem comprometendo a qualidade da água que abastece toda cidade.

Diante o levantamento de tantos problemas que culminam com o assoreamento do Córrego dos Coelhos e consequentemente do Rio Santa Bárbara, foi proposto a criação de um Fórum para ampliar o debate na busca de soluções, nascendo então o Fórum das Águas – que neste momento tratará da microbacia do Córrego dos Coelhos.

Confira a programação:

I° Fórum das Águas – “Microbacia do Córrego dos Coelhos”

Objetivo:

Apresentar a realidade da microbacia do Córrego dos Coelhos e buscar soluções para sua revitalização, além da sua recuperação ambiental, proteger e melhorar a condição de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pacas, onde é a foz desse curso d’água com o Rio Santa Bárbara.

Data: 21 de setembro de 2021

Horário: 8h30 às 17h

Local: Câmara Municipal de João Monlevade

Programação

8h30 – Recepção – Ambientação

1° Bloco

9h às 9h20 – Abertura

9h20 às 11h – Painel / Contextualização

Apresentação da atual situação da microbacia.

Responsáveis – DAE – SEMMA – ACOM

Especialistas na área de recursos hídricos discorrem sobre os problemas apresentados pelo painel.

Convidados: CBH Piracicaba; CBH Doce; Age-Doce; UEMG; UNIFEI

11h às 11h30 – Participação dos convidados presentes na plateia com inscrição de perguntas dirigidas aos palestrantes

11h30 às 13h – Livre – Almoço

2° Bloco

13h30  às 16h – Momento de construção / Trabalho em grupos

Os convidados divididos em quatro grupos, assessorados pelos palestrantes, discutem sobre o problema e constroem propostas para a solução da Bacia dos Coelhos.

3° Bloco

16h às 17h – Apresentação dos grupos.

Os grupos apresentam as propostas que irão compor o protocolo de ações e metas para a recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos.

17h – Encerramento

Convidados

•ArcelorMittal •Vale •MCI •Prefeito e vice prefeito de João Monlevade •Polícia Militar do Meio Ambiente •Câmara dos Vereadores •UEMG •UFOP •DOCTUM •UNIFEI •Representante da comunidade do bairro Cachoeirinha •Representante da Comunidade do bairro Boa Vista •Representante da comunidade do bairro Cidade Nova.

Publicidade