Em Itabirito, UBS da comunidade de Bonsucesso está em construção

Voltada para atendimento a família em área rural, mais uma UBS está sendo erguida no município com apoio da Vale

Maquete mostra fachada da nova UBS de Bonsucesso que deve melhorar o atendimento à saúde na comunidade rural.
Publicidade

Cerca de 300 moradores da comunidade de Bonsucesso, em Itabirito, terão atendimento de saúde pela rede pública mais perto de casa em breve. Com capacidade para 32 atendimentos médicos e 12 atendimentos odontológicos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bonsucesso já está em construção.

A unidade, que é do tipo 4, ou seja, tem infraestrutura para abrigar, no mínimo, quatro equipes de Atenção Básica à Saúde, poderá realizar atendimentos básicos à família, ações de promoção e prevenção da saúde, além de encaminhamentos para especialidades quando necessário. O projeto é totalmente acessível a pessoas com cadeiras de rodas (PCR) e conta com recepção, sala de espera, consultório ginecológico, consultório odontológico, almoxarifado, copa, vestiário para os profissionais e abrigo para o descarte seguro de resíduos, além de áreas de apoio.

A obra é realizada pela Vale, como parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento para a cidade, que prevê projetos com potencial para trazer mudanças duradouras à comunidade. Os itabiritenses poderão usufruir da nova UBS já em outubro deste ano.

Incentivo à conscientização para vacinação e luta contra fake news

Outras 12 UBSs de Itabirito terão um reforço importante na próxima semana, quando elas receberão kits de materiais para educação em saúde pelo Programa Ciclo Saúde, através da Vale. O objetivo é contribuir para a disseminação de informações corretas sobre a vacinação contra a Covid-19, apoiando os municípios na mobilização da população para tomar a vacina nas doses necessárias.

O kit é composto por um totem para álcool em gel, um mural de informações para a sala de espera e um display de balcão. Tanto o mural quanto o display serão entregues com informes temáticos sobre a vacinação contra a Covid-19, mas o objetivo é que sejam ferramentas de divulgação de materiais produzidos pelas Secretarias Municipais de Saúde ou pelas próprias equipes.

A distribuição do material educativo é apenas uma das ações do Ciclo Saúde, que desde 2019, apoia o fortalecimento da Atenção Básica em comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I e territórios evacuados. Em Itabirito, foram quase 500 equipamentos de saúde recebidos entre macas, termômetros, oxímetros, cadeiras para coleta de sangue, computadores, tablets e roteadores, mesas, projetores, televisores, ventiladores, entre outros, que trazem melhorias para o atendimento de saúde e infraestrutura das unidades. Também foram realizadas mais de 70h de capacitação, em 15 oficinas, beneficiando 194 profissionais do município e 12 UBSs.

Publicidade