Após um ano e meio com o ensino a distância, a Prefeitura de Santa Bárbara definiu o retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino para o dia 18 de outubro. A decisão pautou-se na efetivação da vacinação com a segunda dose dos profissionais da Educação, nas respostas à pesquisa de intenção de retorno encaminhada às famílias e nas melhores condições sanitárias. Além disso, houve aprovação do Comitê de Crise Covid-19.
Para o retorno dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação reforçou os cuidados e segue todos os protocolos sanitários de segurança. Ao chegar à Unidade de Ensino, o estudante será monitorado na entrada, com aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel a 70%. O uso de máscara será obrigatório.
Já o ambiente de estudo foi reorganizado, possui marcação de distanciamento, locais ventilados, cartazes informativos e álcool em gel e líquido a 70% em toda a área. Para aumentar a segurança de todos, haverá limitação de visitantes. A limpeza e a desinfecção dos espaços serão reforçadas. Serão também promovidas campanhas educativas de prevenção à Covid-19.
Os estudantes cujas famílias não optarem pelo retorno presencial, deverão continuar utilizando ferramentas digitais para envio de atividades.