A Secretaria de Educação de Itabira vai aplicar a partir da próxima semana uma avaliação diagnóstica para analisar as habilidades vencidas pelos estudantes e permitir que o professor identifique conteúdos que já foram aprendidos e os que apresentam defasagens. A prova faz parte do programa “Reforço Escolar: Redefinindo Rumos na Pandemia” e será para estudantes do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais (1° ao 9° ano) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O objetivo geral da avaliação diagnóstica, segundo a secretária de Educação, Luziene Lage, é obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vistas a planejar intervenções. Além disso, pretende-se orientar modelos do processo de recuperação dos alunos, melhorar a maneira de distribuição destes por agrupamentos, levando em conta seu desenvolvimento socioemocional/cognitivo, em um modelo colaborativo.
“Com o resultado pretendemos verificar como o processo de ensino-aprendizagem transcorreu ao longo da pandemia, entender a dinâmica do trabalho pedagógico e a realidade dos estudantes relativamente às turmas. Além disso, vamos analisar o desempenho global de cada estudante, entre outras informações a serem obtidas”, explicou Luziene Lage.
Ainda, de acordo com a secretária, os pais, alunos e comunidade itabirana será informada sobre os resultados da aprendizagem e das capacidades/habilidades da educação municipal. “A avaliação aqui proposta tem como meta o aprimoramento do desempenho estudantil, e não apenas verificar o quanto ele sabe em função de um resultado a ser alcançado. Essa forma de conceber a avaliação como uma ferramenta que possibilita conhecer melhor os estudantes, identificar o que de fato eles aprenderam e estão aprendendo, permite ao professor e à equipe pedagógica tomar decisões mais conscientes em relação ao planejamento docente”, destacou.
Para o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, a avaliação nesse momento é fundamental para fornecer informações sobre o processo pedagógico que permita aos educadores decidirem sobre que intervenções e redirecionamentos necessários com a garantia de aprendizagem dos estudantes a partir das ações planejadas. “Os estudantes ficarão mais motivados e os professores compreenderão o processo de aprendizagem na busca por novas estratégias de ensino”, afirmou o prefeito.
Foto: PMI