Mariana vai sediar o lançamento do programa Cinema na Cidade 2022, nos dias 18 e 19 de março, com sessões de filmes brasileiros, cortejo musical, espetáculos de mágica e também musical.
Neste ano, o programa de entretenimento vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais, em Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade.
Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.
O Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorrerá comunidades e cidades mineiras que, em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Esta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema.
“O programa foi idealizado para ser veículo de integração e expressão da nossa cultura, proporcionar o encontro amplo do público com o cinema brasileiro, promover intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias, criar espaços alternativos de exibição, fomentar a indústria cinematográfica e gerar a conexão do cinema com as outras artes, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral do Cinema na Cidade.
Em Mariana, as apresentações serão nos dias 18 e 19 de março, sexta e sábado, na Praça Gomes Freire, a partir das 18h30, de forma gratuita.
“O cinema é encantador, único e um grande facilitador de emoções. Em uma cidade como Mariana, que respira cultura, essa movimentação nos proporciona sensações e sentimentos capazes e oferecer outras perspectivas de vida, bem como um melhor entendimento sobre o próximo”, destaca Andréa Umbelino Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer.
No dia 18, sexta, o grupo musical Barroco Jazz Band abre a programação às 18h30, com seu cortejo. A concentração é no Centro de Atenção ao Turismo (CAT – Rua Direita, 91), de onde a banda segue até o local do evento. Na sequência, o público se reconhecerá em tela com a exibição de uma sessão de curtas com Produtos Audiovisuais da Lei Manoel da Costa Athaíde. E, para encerrar a programação do dia, às 20h30 terá a exibição do longa premiado “O Palhaço”, direção de Selton Mello.
O filme, que traz as aventuras do Palhaço Benjamin (vivido por Selton), promete emocionar o público.
No dia 19, sábado, a programação abre às 18h30 com atrações especiais dedicadas à criançada: uma apresentação de mágica com o incrível Mágico Caio e uma sessão de curtas pensada especialmente para as crianças. Na sequência, será exibido o novíssimo longa “A Sogra Perfeita”, de Cris D’Amato. Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa. Para fechar a prpogramação da noite, a banda Samba de Sobra, sob o comando de Erika Curtiss, recebe o artista João Fernandes para uma apresentação com o melhor do samba de raiz e do chorinho.
Cinema na Cidade
O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, o vídeo, a TV, a internet, o celular, os jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia.
Sobre a banda
Inspirada na tradição de Dixieland do sul dos EUA, Barroco Jazz Band, procura, junto as inúmeras tradições mineiras, dialogar entre o tradicional Jazz dos anos de 1900 e o jeitinho mineiro de ser. Até mesmo o bom e velho mineiro, já habituado com as tradicionais bandas de música, ao ver um grupo com instrumentistas de sopro, percussão e outras peculiaridades, se espanta com tamanha irreverência, alegria e sincronismo.
Curtas
Serão apresentados produtos audiovisuais da Lei Manoel da Costa Athaíde. A grande inspiração para criação desses produtos foram os aspectos histórico-culturais do município de Mariana reforçando assim os valores de identidade e pertencimento da população marianense.
Filmes
O Palhaço é uma ficção/aventura, produzido em 2011 com direção de Selton Mello, tendo no elenco o próprio diretor, Paulo José, Tonico Pereira, Larissa Manoela, Teuda Bara, Álamo Facó, Cadu Fávero e Erom Cordeiro
Nele, Benjamim e seu pai, Valdemar, formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.
Mostras de Curtas
Rua Dinorá tem direção de Natália Maia e Samuel Brasileiro. Dinorá é uma menina de 10 anos que mora na Rua 749, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, no Ceará. Sendo faixa branca no karatê, seu grande sonho é vencer o campeonato interestadual. Para que as atletas possam viajar, elas precisam angariar fundos para o time, por meio da venda de rifas para familiares e vizinhos. Ao descobrir que suas colegas moram em ruas com o nome de personalidades históricas, Dinorá empreende, em seu jornada para a venda das rifas, uma investigação sobre o nome de sua própria rua e acaba descobrindo a força coletiva na construção dos espaços habitados.
A criança tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.
De produção gaúcha, sob a direção de Frederico Cabral, mostra um detetive contratado por um homem para encontrar seu amigo imaginário de infância, desaparecido há mais de 50 anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem? Eis a interrogação.
Mágica
O mágico Caio utiliza como metodologia a música, a mímica, o humor, a história para transmitir valores “mágicos”. O “ilusionismo para crianças” entre outras artes é também uma forma de transmitir emoções e sentimentos positivos, como valores de autoestima, autoconfiança e autodisciplina. As apresentações são dinâmicas e interativas.
Mais Filme
A sogra perfeita é uma ficção/comédia, produzido em 2021, que tem a direção de Cris D’Amato e conta no elenco Cacau Protásio, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Evelyn Castro, Rodrigo Sant’anna, André Mattos, Marcelo Laham, Danilo Moraes
Ele narra as ações de Neide, recém separada do marido e que deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.
Espetáculo musical
Samba de Sobra é um grupo de músicos de Mariana e Ouro Preto que trabalha na pesquisa, difusão e valorização do Samba de Raiz, do choro, das marchas de carnaval, maxixes e ritmos brasileiros. É liderado pela cantora e intérprete Erika Curtiss que em mais de 30 anos de carreira vem interpretando compositores tradicionais como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa Dona Ivone Lara dentre outros, bem como os compositores contemporâneos, como Marcio Lima, autor do samba “Pensava Que Não Ia Mais sofrer” e do choro “ Me Ajuda Aí”, que fazem parte do repertório autoral do grupo. O Grupo recebe o artista João Fernandes para uma participação super especial na Praça Gomes Freire.
Foto: Bananeiras Filmes / Divulgação