Com apoio, agricultores familiares pretendem formar uma cooperativa para aumentar a produção e abastecer sacolões instalados na cidade.

Moradores da Comunidade de Vargem (Serra Teodoro) recebem incentivo para produzir alimentos saudáveis.
Publicidade

Programa de Agricultura Familiar Social (PAFS) inicia projeto em Mariana

O Programa de Agricultura Familiar Social (PAFS) de Mariana visa incentivar a produção de alimentos cultivados por hortas domésticas ou comunitárias. O principal objetivo é diminuir o efeito da pobreza, assegurar alimento para as famílias em vulnerabilidade e promover alimento saudável e sem agrotóxicos para o município de Mariana e região.
Incentivado pelas Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o programa pretende durante 12 meses, contemplar com auxílio financeiro e insumos para plantio, 100 famílias residentes dos distritos de Mariana, previamente selecionadas por um Assistente Social e que estejam em situação de vulnerabilidade, na qual não é permitido o acúmulo de auxílio financeiro de outros programas sociais do Município.

Os alimentos produzidos terão uma parte destinada ao consumo das famílias assistidas e outra parte destinada para a cidade de Mariana. Seis famílias já foram selecionadas, em Vargem (Serra Teodoro), onde as atividades se iniciaram com a implantação de uma horta coletiva. Lucia Helena, aderente ao programa, diz que “este projeto será uma benção porque é uma renda a mais para ajudar com os filhos e a casa”, destacou.

O sonho coletivo das participantes, é de se formar uma cooperativa de produtores para produzir e fornecer alimentos aos sacolões e feiras. Foto: Carlos Alberto/imprensaMG

Desde o dia 04 de janeiro de 2022 elas têm se movimentado, junto ao apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, para executar o programa.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania, pelo número (31) 3558-2585.

Foto capa: Cristina Jesus

Publicidade