Resgate Voluntário de Barão de Cocais terá nova sede

Junto com ela, repasse de 300 mil garante a revitalização. Recursos vieram da compensação da mineradora Vale

Antiga estação ferroviária será transformada na base da GRVE. O local foi escolhido por motivos estratégicos.
Publicidade _

O Grupo de Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE) ganhará uma nova base após 13 anos. Em reunião realizada nesta quinta-feira (05) com o diretor do GRVE, Uelinton Rodrigues da Silva (Tico), o prefeito Décio dos Santos assinou um termo cedendo o espaço da antiga estação ferroviária ao Grupo.

Para servir adequadamente como sede, o GRVE receberá também um repasse no valor de R$ 300 mil para a revitalização do espaço. O montante foi conquistado pela Prefeitura através do Plano de Compensação e Desenvolvimento elaborado entre Poder Público, sociedade civil e Vale.

A localização da nova base foi escolhida de forma estratégica, explicou Uelinton Rodrigues da Silva: “Por ser um local central, com fácil acesso à avenida do contorno e às rodovias MG-129 e MG-436, conseguiremos atender às ocorrências com um tempo de resposta muito menor”.

Para o prefeito Décio do Santos, “em um trabalho onde cada segundo conta, essa velocidade no tempo de resposta é muito importante”. Ainda segundo ele “o Grupo de Resgate Voluntário de Barão é composto por verdadeiros heróis, e a cidade deve reconhecer a importância deles e valorizá-los”.

Além do novo espaço e repasse a sua revitalização, a Prefeitura fornece ao GRVE, desde o ano passado, repasses de subvenção. Concedidos por meio da Secretaria de Saúde, os recursos somam R$ 72 mil anuais.

Antiga sede

A antiga sede do GRVE, no bairro São Benedito, foi cedida pelo Santuário São João Batista, e toda a equipe tem um carinho imenso pelo espaço. Mas um local mais próximo ao Centro, que permitisse atender aos chamados mais rapidamente, era um sonho antigo do diretor Uelinton Rodrigues: “Foi uma luta de 13 anos, e hoje finalmente teremos a oportunidade de realizar este sonho de construir essa base”.

Publicidade