
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou no sábado, 14, a Oficina Chesi para revitalização do Centro Histórico da cidade. A Oficina é uma metodologia do Instituto Smart Citizen e busca reunir agentes da Inovação como gestores públicos, setor privado representado sobretudo os profissionais das engenharias, geociências, meio ambiente, direito e arquitetura, professores e cidadãos que tem o poder e/ou potencial de transformar as cidades em um lugar melhor para todos.
O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) acompanhou toda a oficina e disse que será uma oportunidade de tornar a região um ambiente mais agradável para moradores e um atrativo para visitantes, salientando a importância de aproveitar este momento de benefícios da mineração para buscar se planejar e desenvolver.
A consultora do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtech), Grazi Carvalho conduziu os trabalhos juntamente com os arquitetos Alfio Conti e Rafael Almeida e o engenheiro Ambiental, Pedro Henrique Araújo. A princípio, foram apresentados os pilares norteadores do projeto de revitalização pautados nos conceitos de “Cidades Humanas, Eficientes, Sustentáveis e Inteligentes”. Na ocasião os representantes da comunidade são-gonçalense responderam questionários sobre indicadores dos aspectos Funcionais, Morfológicos de Tecnologias Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico referentes ao município.

Em outra etapa do trabalho, os participantes visitaram os pontos históricos que poderão sofrer alterações, conforme as projeções gráficas expostas aos integrantes das oficinas.
Para ampliar o debate, a prefeitura irá realizar uma audiência pública em data a ser definida, baseada nos aspectos apontados durante a Oficina.
Nívia Leles/Jhonne Stalen