Mariana e Itabirito recebem o Micro Festival de Bonecos Idosos neste final de semana

O [Micro] Festival de Bonecos Idosos passará por 18 cidades do interior de Minas Gerais.

O evento gratuito é composto por uma intervenção de rua com bonecos habitáveis, um espetáculo de marionetes e uma oficina de máscaras.
Publicidade _

Neste sábado, 13 de agosto, Mariana recebe o [Micro] Festival de Bonecos Idosos, da Cia. Pigmalião na Praça da Sé. Já no domingo, 14 de agosto, é a vez de Itabirito receber o evento no Complexo Turístico da Estação. O festival é composto pela apresentação do espetáculo “Tempo longe demais”, da Intervenção “Bira e Bedé” e ainda contempla a oficina Máscara de Papel. Todas as atrações são gratuitas e haverá interpretação em libras.

De acordo com Juliana Abreu, coordenadora de produção da Cia. Pigmalião, a atração principal do [Micro] Festival é o espetáculo “Tempo longe demais”, uma peça de humor conduzida por marionetes de fios, manipuladas com rigor técnico e organicidade. “A apresentação acontece em um palco em miniatura, cuja cenografia retrata o interior da casa de um senhor que recebe duas amigas para um café na hora da novela da tarde. As cenas que assistem na televisão os emocionam a tal ponto que os três idosos acabam revelando histórias de amor vividas na juventude”, explica.

O [Micro] Festival de Bonecos Idosos passará por 18 cidades do interior de Minas Gerais. “É um evento composto por uma intervenção de rua com bonecos habitáveis, um espetáculo de marionetes e uma oficina de máscaras. A proposta pretende atingir grande número de público, promovendo atrações para todas as idades, com um foco especial para os idosos”, completa Juliana.

O projeto conta com patrocínio do Instituto Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem produção da Cia. Pigmalião, com apoio das Prefeituras de Itabirito e Mariana.
Em Mariana, os espetáculos acontecem neste sábado (13), às 11h com a peça “Tempo longe demais” e às 12h30 tem a intervenção “Bira e Bedé”, ambos na Praça da Sé. Das 15h às 17h, haverá a Oficina Máscara de Papel, na Casa de Cultura (R. Frei Durão, 84)
Em Itabirito as apresentações serão no domingo (14), onde, das 10h às 12h tem a Oficina Máscara de Papel, no Pátio da Biblioteca Pública. A Intervenção Bira e Bedé será às 14h e o espetáculo “Tempo longe demais”, às 16h, ambas na Praça Dr. Guilherme, centro.

Intervenção “Bira e Bedé”

Na intervenção “Bira e Bedé”, duas senhoras de idade e estatura avançadas, circulam pelas ruas, sempre atraídas por burburinhos, os quais elas mesmas costumam provocar. Elas têm cerca de 2,5 m de altura e chamam muito a atenção por onde passam, interagindo e alterando o cotidiano dos lugares a partir de situações inesperadas e cômicas e convidando o público para as outras atividades do Festival.

Oficina de Máscaras

Contrapartida do projeto, vem como uma atividade de formação que oferece um momento de integração entre crianças, adultos, idosos e os artistas do Pigmalião, permitindo a troca de conhecimentos e fomentando a criatividade dos participantes. Utilizando-se de materiais recicláveis e de recursos de baixo custo, a oficina objetiva ensinar uma técnica de confecção de máscaras ecologicamente viável que pode ser reproduzida depois pelos alunos.

Foto: Luiz Estrela e divulgação.

Publicidade